Biomedicina

Veja por que a Bahiana é ideal para quem quer fazer Biomedicina em Salvador

Lançado em 2003, a Bahiana é pioneira quando o assunto é curso de Biomedicina em Salvador. Afinal, ele foi o primeiro do estado a preparar os profissionais da área para o seu vasto campo de atuação, com foco na prática e vivência interdisciplinar da profissão.

Qual o diferencial do curso?

O projeto pedagógico do curso de Biomedicina tem uma formação generalista e oferece aos estudantes vivência nas mais diversas áreas da profissão. Com a nossa extensa rede de colaboração, que inclui clínicas, laboratórios, hospitais e muito mais, o profissional formado pelo curso de Biomedicina da Bahiana tem ampla vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Pensou Biomedicina em Salvador? Então pensou Bahiana.

O curso da Bahiana prepara o profissional para um mundo em constante transformação. Sendo assim, a formação é eminentemente prática, abordando sempre as discussões humanísticas como eixo formativo. Além de visitas a diferentes laboratórios, os alunos são estimulados a participar de atividades comunitárias, onde podem conhecer contextos sociais distintos e o processo saúde-doença do cidadão.

A vivência e a convivência com famílias de diferentes comunidades permitem que o estudante tenha uma compreensão fundamental para o desenvolvimento de uma postura ética e centrada no bem-estar das pessoas. Além disso, as atividades também possibilitam ao aluno a troca de experiências profissionais de maneira interdisciplinar, já que o trabalho é realizado em conjunto com estudantes e profissionais de outras áreas.

Estrutura do curso

O curso de Biomedicina da Bahiana é um bacharelado que oferece 60 vagas semestrais. Ele funciona em turno integral e está integralizado em oito semestres, com uma carga horária total de 4.158 horas. Além disso, é importante saber que o curso possui uma abordagem interdisciplinar que se dá por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. Por isso, todo o conteúdo é distribuído em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares supervisionados. Assim, o ensino se torna muito mais reflexivo devido a uma metodologia de ensino é ativa, integradora e centrada no aluno como sujeito da aprendizagem.

Dentre as disciplinas estudadas no curso, aqui estão algumas delas:

• Anatomia Humana
  • Anatomia Patológica
  • Análises Ambientais
  • Bacteriologia
  • Bioestatística
  • Ética Biomédica e Deontologia
  • Biofísica
  • Bioinformática
  • Citologia
  • Biologia Molecular

Saiba mais sobre o curso aqui.