Biomedicina

Biomedicina

O mercado de trabalho para Biomedicina pós Covid-19

O mercado de trabalho para Biomedicina pós Covid-19

No contexto da pandemia, como fica o mercado de trabalho para Biomedicina? Áreas de atuação, importância, graduação. Descubra tudo aqui.

Com a pandemia do novo coronavírus, a ciência brasileira destacou-se no cenário internacional. Afinal, foram dois biomédicos que publicaram em tempo recorde o sequenciamento do genoma do vírus. Com isso, o resultado do mapeamento tem permitido um melhor entendimento sobre a atuação do covid-19 e facilitado a prevenção e o combate. Agora, com a atenção voltada para a área, como fica o mercado de trabalho para Biomedicina?

O mercado de trabalho para Biomedicina

Diante de um dos maiores desafios da história, a Biomedicina brasileira assume um papel de destaque mundial. São estes profissionais que têm realizado contribuições para o controle, diagnóstico e pesquisas sobre o Covid-19. Assim, a maioria da população passa a se familiarizar com o profissional biomédico, que cada vez mais tem se destacado por ter a capacidade de estudar e conhecer a fundo esses tipos de ameaça.

Os profissionais biomédicos que atuam nos hospitais, por exemplo, estão na linha de frente da batalha. Também existem os que são responsáveis pelo diagnóstico da doença. Além de atuar em laboratórios, outros atuam no exame de imagem, realizando a tomografia computadorizada, por exemplo. Ainda existem aqueles que atuam na pesquisa científica, focados no descobrimento de vacina. 

Outras áreas de atuação

Existem diversas áreas de atuação que um biomédico pode trabalhar. Por isso, aqui estão algumas das opções no mercado de trabalho: 

  • Biomedicina Estética
  • Análise Ambiental, Clínica ou Bromatológica
  • Biofísica
  • Genética
  • Embriologia
  • E muito mais!

O curso de Biomedicina na Bahiana

Com o intuito preparar o profissional para o mundo de constante transformação em que vivemos hoje, a formação oferecida pela Bahiana é eminentemente prática. Assim, a abordagem traz sempre as discussões humanísticas como eixo formativo.

Além de visitas a diferentes laboratórios, os alunos são estimulados a participar de atividades comunitárias, nas quais podem conhecer contextos sociais distintos e o processo saúde-doença do cidadão. A vivência e a convivência com famílias de diferentes comunidades permitem que o egresso tenha uma compreensão fundamental para o desenvolvimento de uma postura ética e centrada no bem-estar das pessoas.

Saiba mais aqui!