Biomedicina

Biomedicina é na Bahiana. Saiba por quê.

017-Biomedicina-é-na-Bahiana-Saiba-por-quê.jpeg

Lançado em 2003, o curso de Biomedicina na Bahiana é pioneiro em Salvador e foi o primeiro do estado a preparar os profissionais da área para o seu vasto campo de atuação, com foco na prática e vivência interdisciplinar da profissão.

Conheça mais sobre o nosso curso e saiba por que a Bahiana é referência no ensino de Biomedicina.

Prática social e interdisciplinar

Com o intuito preparar o profissional para um mundo em constante transformação, a formação oferecida pela Bahiana ao estudante é eminentemente prática, abordando sempre as discussões humanísticas como eixo formativo.

Além de visitas a diferentes laboratórios, os alunos são estimulados a participar de atividades comunitárias, nas quais podem conhecer contextos sociais distintos e o processo saúde-doença do cidadão. A vivência e a convivência com famílias de diferentes comunidades permitem que o egresso tenha uma compreensão fundamental para o desenvolvimento de uma postura ética e centrada no bem-estar das pessoas.

As atividades também possibilitam ao aluno a troca de experiências profissionais de maneira interdisciplinar e desenvolvimento de trabalho em equipe, uma vez que o trabalho é realizado em conjunto com estudantes e profissionais de outras áreas.

Incentivo à Pesquisa

Quando o curso de Biomedicina foi lançado no Brasil, na década de 60, havia uma elevada demanda de estudantes da área de saúde – em especial, dos cursos de medicina – que desejavam se dedicar a projetos de pesquisa. O curso de Biomedicina na Bahiana, a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão sempre foi uma prioridade.

O vasto campo de atuação da biomedicina reserva muitas possibilidades aos acadêmicos interessados em seguir carreira como pesquisadores. Nos projetos e atividades, o discente tem a oportunidade de aprofundar-se na área com a qual mais se identifica. Para estimular a pesquisa, a Bahiana conta com parcerias e convênios com diversas instituições de saúde, meio ambiente, segurança pública, além de contar com diversos laboratórios de pesquisa, onde projetos de diferentes áreas são conduzidos.

Como Ingressar

Existem muitas maneiras para chegar ao curso de Biomedicina da Bahiana – e você pode escolher a que melhor se adequa às suas possibilidades.

Processo Seletivo Formativo

Mais do que um vestibular, a Bahiana propicia aos candidatos uma experiência vivencial – na qual é possível discutir situações da biomedicina e identificar habilidades pessoais, além de conhecer os futuros colegas de curso e professores.

Transferência Externa e Matrícula Especial

A Bahiana disponibiliza vaga para alunos de outras instituições de ensino em saúde e portadores de diploma.

ENEM

Seleção com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

PROSAE – Programa Saúde e Educação

Esse programa foi elaborado com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior. Para tanto, o PROSAE oferece 50% de desconto nas mensalidades a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Quer saber mais sobre as formas de ingresso no nosso curso de Biomedicina? Fale conosco!