Biomedicina

Conheça a matriz curricular de Biomedicina

029-Conheça-a-matriz-curricular-de-Biomedicina.jpeg

Dividida em oito semestres, a matriz curricular de Biomedicina é diversificada e ampla. O aluno passará por disciplinas práticas e teóricas, que garantem a apreensão das habilidades e competências de acordo com as expectativas do mercado de trabalho.

matriz curricular de Biomedicina proporciona ao aluno conhecimentos que abrangem diversas áreas, desde física e matemática, até ética e sociologia. Algumas disciplinas irão despertar o olhar multiprofissional do aluno, pois buscam estimular a convivência com outras áreas da saúde e de pesquisas.

Com uma carga horária de 4.158 horas, o aluno da Bahiana deverá realizar atividades complementares durante o curso, correspondendo a 250 horas. Essas atividades podem ser práticas em pesquisa e atividades de extensão, como participação em palestras, workshops, estágios, entre outras práticas ou trabalhos que podem variar de acordo com a faculdade.

A Matriz curricular de Biomedicina

matriz curricular de Biomedicina pode variar de acordo com a instituição de ensino ou apenas a nomenclatura do componente curricular pode mudar, mas os conteúdos geralmente são os mesmos, como Físico-química, Biofísica e Física, que basicamente estudam termodinâmica, radiação e a física do corpo humano.

O acadêmico também estuda a anatomia humana, que é uma das disciplinas mais esperadas, e se mostra interessantíssimo, pois se pode conhecer melhor cada estrutura e cada sistema do corpo humano. Outra disciplina que gera muitas expectativas é a Biologia Molecular e a Genética, que estudam o DNA, RNA, proteínas e como essas moléculas são formadas e reguladas pelos processos de replicação, tradução, transcrição, entre outros.

A matriz curricular de Biomedicina também pode conter componentes que são um pouco menos esperados como: Sociedade, Cultura e Etnicidade – que aborda temas do ramo da sociologia, que é uma disciplina totalmente teórica, com bastante discussão, leitura e estudos de caso; Bioestatística e Epidemiologia – sim, o aluno não se livrou dos princípios matemáticos, pois precisa interpretar e entender sobre resultados de pesquisa e a distribuição das doenças pelos espaços geográficos. O acadêmico também utiliza os recursos da matemática para cálculos de química e biofísica, além de genética de populações.

Principais disciplinas da matriz curricular de Biomedicina

• Embriologia – “De onde vêm os bebês?”, esse é o componente curricular que irá auxiliar na resposta da celebre pergunta e em muitas outras relacionadas à formação embrionária.
  • Biossegurança – A postura de um profissional em um laboratório, quais os níveis de biossegurança desse laboratório, a importância de usar equipamentos de proteção, tanto individuais como coletivos, a classificação dos resíduos biológicos de acordo com sua respectiva categoria, entre outros conteúdos de segurança que estarão presentes nessa matéria.
  • Química Geral, Orgânica e Analítica – É o aprofundamento de alguns conceitos químicos estudados no ensino médio, com a adição de aulas práticas e relatórios.
  • Bioquímica – Compostos como carboidratos e proteínas terão outro significado em sua vida depois de aprender sobre as vias metabólicas.
  • Hematologia – O sangue, suas estruturas celulares e demais componentes farão com que você perceba o valor dessa substância para a saúde.
  • Farmacologia – Aqui o aluno entenderá como as drogas agem no organismo, através de aulas práticas em laboratórios.
  • Microbiologia – Mergulhe em um mundo microscópico de seres invisíveis e entenda a importância de vírus, bactérias e fungos.
  • Imunologia – Uma ciência desenvolvida recentemente que explica como o organismo resiste à invasão de agentes infecciosos e como, por vezes, nosso próprio organismo causa danos a si próprio.
  • Parasitologia – Pode ser aterrorizante saber que um organismo ou diversos deles estão nesse momento vivendo como hóspedes indesejados em nosso corpo. Aprender sobre seus modos de vida nos permite entender suas fragilidades e/ou como evitar as doenças por eles causadas.

Você pode conhecer todas as disciplinas do curso a partir da Matriz Curricular de Biomedicina, na página da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública!