Biomedicina

Biomedicina

O que é Biomedicina?

O que é Biomedicina?

O que é biomedicina? O que profissionais dessa área estudam? Quais são as suas principais atribuições? Descubra neste artigo.

A Biomedicina é a ciência que estuda as doenças humanas, suas causas e os melhores meios para tratá-las. O profissional formado em Biomedicina é encarregado de identificar, classificar e estudar os causadores de doenças, bem como procurar por medicamentos corretos para combatê-los ou controlá-los. 

O biomédico dedica-se ao diagnóstico complementar, a partir da condução de exames e interpretação de seus resultados, trabalhando junto a outros profissionais da área da saúde e das ciências biológicas, tais quais como médicos, enfermeiros, biólogos e farmacêuticos. Seus locais de trabalho são variados e vão desde clínicas a laboratórios e instituições de saúde e pesquisa.

Se você está interessado em ser biomédico, a primeira coisa a fazer é entender o que é Biomedicina. Para isso, neste texto, iremos abordar tudo sobre essa ciência e a carreira de biomédico, envolvendo graduação, perfil profissional, áreas de atuação e mercado de trabalho. Descubra se essa é a profissão ideal para você.

O que é Biomedicina

Como falado brevemente, a Biomedicina é uma ciência que atua junto à Biologia e à Medicina. Seu foco está na pesquisa de doenças humanas, bem como seus fatores ambientais e eco-epidemiológicos. O seu objetivo é compreender as causas de doenças, seus efeitos, mecanismos e, enfim, desenvolver ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.

Assim, é papel do biomédico investigar, identificar, classificar e estudar o que está causando as enfermidades, para, então, determinar os melhores meios para combatê-las.

Graduação em Biomedicina

Os primeiros cursos de Biomedicina nasceram oficialmente em 1966, nas instituições de ensino UNIFESP e UERJ. O objetivo foi criar uma graduação que focasse áreas específicas de atuação, voltada para a pesquisa de ciências básicas da saúde. Nessa época, esses profissionais tinham a carreira acadêmica em mente.

Com o surgimento do curso de Ciências Biológicas, que substituiu o curso de História Natural, ocorreu a incorporação do curso de Biomedicina, então chamado de Ciências Biológicas – Modalidade Médica, pelos cursos de Ciências Biológicas.

Entretanto, em 1983, o curso passou a denominar-se Biomedicina, levando em conta que muitos biomédicos decidiram optar por uma carreira não acadêmica, e sim seguindo serviços complementares de diagnóstico por terem um currículo sólido em método científico e pesquisa relacionada às doenças humanas. Nessa época, houve a separação das profissões/profissionais, identificados até hoje como biólogos e biomédicos.

Dali para frente, formou-se o que se tem hoje como graduação em Biomedicina. Com duração média de quatro anos, obviamente a estrutura curricular é voltada para a saúde humana. Durante a jornada de estudo, o aluno terá aulas como Fisiologia, Bioquímica, Anatomia, Genética, Biotecnologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Farmacologia, Imunologia, entre outras.

Outra característica do curso é a dedicação a práticas laboratoriais relacionadas ao diagnóstico de doenças e a pesquisas. Assim, o graduando terá a oportunidade de aprender a elaborar textos científicos, realizar coletas de amostras para exames, lidar com equipamentos laboratoriais dos mais diversos tipos, além de substâncias e compostos químicos.

Junto à essa carga horária, também se incluem disciplinas relacionadas aos processos de informática que o aluno precisará aprender para lidar com a elaboração de diagnósticos, apresentação de exames e até coordenação de clínicas e equipes.

No último ano de faculdade, o formando poderá escolher uma área na qual gostaria de especializar-se. Dessa forma, se dedicará a temas relacionados à sua escolha, bem como fará um estágio obrigatório para ganhar conhecimento e técnicas práticas do dia a dia de um biomédico.

Além disso, essa etapa do curso é muito importante para o aluno entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Assim, vale lembrar que será dever do egresso continuar estudando, reciclando seu conhecimento e mantendo-se atualizado com as novidades e tecnologias da área, executando pesquisas, lendo e publicando artigos, participando de seminários e congressos.

Biomedicina vs. Medicina

Uma das maiores dúvidas de quem está pensando em prestar vestibular para Biomedicina é a possível relação desse curso com a graduação de Medicina.

Apesar de ambos os profissionais terem uma base de aprendizado similar da saúde e das ciências biológicas, seus ofícios são distintos. Médicos e biomédicos trabalham lado a lado, porém possuem diferenças cruciais.

Como similaridades, ambos os profissionais investigam os agentes causadores de doenças humanas e desenvolvem as medidas adequadas para prevenir e tratar tais enfermidades. Porém, como diferenças, o biomédico raramente tem contato direto e constante com pacientes, sendo essas ações comuns ao médico.

O biomédico não priorizará o atendimento de pacientes, mas as investigações laboratoriais que permitam os diagnósticos, pesquisando as doenças e seus agentes causadores, executando exames e relatórios, a fim de apontar melhores tratamentos, medicamentos adequados e até a descoberta de novas vacinas.

Perfil profissional do biomédico

Estabelecidos os papéis desempenhados entre biomédicos, biólogos e médicos e entendendo melhor o que é Biomedicina, já é possível o delineamento do perfil profissional do graduado em Biomedicina.

O biomédico carrega consigo o caráter analítico, detalhista, científico, com compreensão e clareza do método científico voltado à experimentação para a determinação de resultados com bases estritamente científicas. O biomédico precisa estar apto e motivado a realizar estudos, pesquisas e análises como parte de suas principais atividades diárias.

Áreas e locais de atuação da Biomedicina

Muitos dos biomédicos também atuam em centros de pesquisas e laboratórios como cientistas. Aqui, subtraindo o papel de exames clínicos que teria em hospitais e clínicas, ele é responsável por pesquisar moléculas, células, genes e organismos para a compreensão de doenças e busca da cura, além do desenvolvimento de vacinas e substâncias medicamentosas para os tratamentos e a prevenção de doenças.

Também poderá trabalhar na área de ensino, dando aulas em cursos técnicos e de graduação, principalmente da área da saúde, além de participar de palestras e congressos.

Uma outra opção, menos comum, porém com grandes oportunidades, é atuar em ciências forenses, executando pesquisas com DNA, voltadas principalmente para a identificação de suspeitos e contribuindo com soluções para desvendar crimes.

Para maiores detalhes, separamos uma lista com alguns dos principais caminhos de carreira para biomédicos. Confira qual desses satisfaz aos seus objetivos profissionais.

  • Análise Ambiental: atua com análises focadas em saneamento do meio ambiente, envolvendo, inclusive, a qualidade de água para o consumo e o tratamento de esgotos.
  • Análises Bromatológicas: atua no estudo das propriedades dos alimentos, incluindo a composição química e calórica e as formas de produção, de coleta e transporte. Deverá garantir que não haja adulteração.
  • Análises Clínicas: forma mais tradicional e comum de atuação. O profissional atua na realização de exames clínicos em laboratórios e hospitais.
  • Biologia Molecular: atua em pesquisas sobre a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e dos genes responsáveis pela hereditariedade. As pesquisas e os estudos com o DNA permitem ao biomédico executar o diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas, além da identificação humana.
  • Biotecnologia Manipular: manipulação de substâncias e micro-organismos. Os principais locais para atuação desse profissional são as indústrias de alimentos, de medicamentos e de cosméticos.
  • Docência e Pesquisa: atua como pesquisador e professor. Pode orientar projetos e ministrar aulas tanto teóricas quanto práticas. Participa de grupos de pesquisa para estudar doenças, micro-organismos patolênicos, desenvolvimento de medicamentos e tratamentos não medicamentosos, além de vacinas e kits para o diagnóstico de doenças.

Tem mais dúvidas sobre o que é Biomedicina que não foram respondidas neste texto? Comente aqui para que possamos discuti-las!