Biomedicina

Biomedicina

O que faz um biomédico?

O que faz um biomédico?

Você sabe o que faz um biomédico? Se você gostaria de fazer graduação na área da saúde, porém ainda está indeciso quanto ao curso, uma boa alternativa é conhecer o curso de biomedicina. Neste texto, vamos abordar tudo sobre o curso, a carreira, o mercado de trabalho e se a profissão de biomédico é a ideal para você.

A Biomedicina é uma profissão da área de saúde focada em estudar doenças humanas, suas causas e como tratá-las. Apesar da semelhança, o que um biomédico faz  é diferente do trabalho de um médico. O trabalho do profissional de Biomedicina é identificar, classificar e estudar a fundo os micro-organismos causadores de doenças e suas relações com o organismo humano. Tudo isso para que seja possível descobrir medicamentos e vacinas capazes de combatê-los. Para isso, é comum, na rotina de trabalho do biomédico, fazer exames, interpretar análises e diagnosticar doenças.

Assim, enquanto o médico requer contato direto com pacientes, sendo responsável por seu tratamento, o biomédico se concentra mais nos aspectos de estudo e pesquisa da doença em si.

Com trabalhos que se interligam e convivem lado a lado, o biomédico exerce sua atividade em equipes multidisciplinares de saúde compostas por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, entre outros profissionais. Os locais de atuação são variados, podendo envolver laboratórios, órgãos públicos de saúde, hospitais e instituições de pesquisas.

O curso de graduação em Biomedicina

Uma das principais diferenças entre médicos e biomédicos está na formação. O curso de Biomedicina possui duração média de quatro anos. Com muitas matérias relacionadas à biologia humana, o aluno focará boa parte de sua jornada tanto no estudo da fisiologia e bioquímica quanto da metodologia científica, informática e administração laboratorial. Afinal, é de extrema importância que os alunos obtenham conhecimentos para trabalhar em laboratórios com habilidades como elaboração de textos, métodos de pesquisa, produção de trabalhos científicos, manejo de equipamentos, substâncias e compostos químicos.

Além de dedicar-se ao estudo das disciplinas da matriz curricular, os alunos são incentivados a participar de grupos de pesquisas, seminários, feiras e congressos porque é, principalmente, através do trabalho do biomédico, que ocorrem inovações em áreas científicas. Por isso, é importante reciclar conhecimentos e estar sempre atualizado com as últimas pesquisas mundiais.

Esse último ponto reforça a importância do perfil para o estudante e futuro biomédico. Um dos principais requisitos para ser bem-sucedido na profissão é ser curioso, gostar de pesquisar tópicos relacionados à ciência e à saúde, além de estar sempre conectado com novas tecnologias e pesquisas na área.

Onde atua um biomédico?

Apesar de a maioria dos profissionais formados em Biomedicina trabalharem em laboratórios cuidando de análises clínicas e diagnósticas, há quem opte por seguir carreira acadêmica como pesquisador ou professor universitário, ou até quem encontre oportunidades em hospitais e clínicas.

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, o biomédico pode atuar em 35 áreas diferentes de atuação. Abaixo, seguem algumas delas:

  • Análises clínicas;
  • Análise forense, na função de perito criminal através de concurso público;
  • Análise de qualidade em grandes indústrias como de produtos alimentícios;
  • Área de pesquisa em áreas promissoras como biologia molecular, genética, e terapia celular;
  • Biomedicina estética, atuando em clínicas que empregam técnicas para o  tratamento estético;
  • Análise ambiental, pesquisando sobre a qualidade e composição do meio ambiente, inclusive água e esgoto;
  • Análise da toxicidade de substâncias, como no ramo de cosméticos, medicamentos e venenos para o controle de pragas;
  • Reprodução assistida em Clínicas e Laboratórios de Reprodução Humana, a partir da utilização de técnicas para a obtenção, desenvolvimento e armazenamento de embriões humanos;
  • Imagenologia, atuando em clínicas, laboratórios e hospitais, na operacionalização de equipamentos de bioimagem e medicina nuclear;
  • Acupuntura, a partir do emprego das técnicas da medicina tradicional chinesa, no tratamento de diversas patologias;
  • Banco de sangue e agências transfusionais, aplicando as técnicas necessárias à obtenção do sangue, fracionamento e isolamento de fatores, além da investigação da qualidade desses bioprodutos e identificação da compatibilidade entre doadores e receptores.

Por tratar-se de uma carreira com oportunidades promissoras e muito avanço científico para a área de pesquisa e inovação, o salário, no auge, pode ser consideravelmente alto, embora bastante variável. Os valores para o piso salarial, teto e salário médio são de R$3.272,60, R$7.915,40 e 4.456,60, respectivamente.

Para poder exercer suas atividades após formado, independentemente das habilitações e áreas que irá seguir, o biomédico precisa obter o reconhecimento de habilitação. Isso pode ser feito por meio de estágio, durante a graduação, concursos ou provas. Para quem está em dúvida ou possui variados interesses e ambições de carreira, é possível especializar-se em mais de uma habilitação, desde que sejam cumpridos os requisitos propostos pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

O mercado de trabalho para biomédicos

O principal mercado de trabalho para biomédicos, no momento, é o de análises clínicas. Em hospitais, laboratórios e clínicas, os profissionais atuam na coleta, processamento, análise e emissão de laudos de exames. Pela quantidade de vagas, esse ramo costuma ser a porta de entrada para biomédicos que estão buscando adquirir conhecimento – muitos, quando têm oportunidade, abrem o próprio laboratório de exames.

Como a atuação do biomédico é primordial para a saúde humana, pois o mesmo investiga e identifica os fenômenos de interação entre micro-organismos e outros agentes causadores de doenças, outras áreas de atuação estão ligadas ao desenvolvimento de produtos, substâncias e estratégias para o controle e a cura dessas doenças, além de equipamentos e reagentes necessários para o diagnóstico laboratorial.

Possui dúvidas que não foram respondidas neste texto? Não deixe de comentar aqui e abrir novas discussões.