Psicologia

Por que estudar Psicologia?

041-Por-que-estudar-Psicologia.jpeg

Se você já se perguntou por que estudar psicologia ou se deve ou não fazer faculdade de psicologia, este texto irá mostrar alguns dos motivos para se cursar a graduação. Existe enorme interesse pelos conhecimentos e ensinamentos do ramo da psicologia, mas algumas dúvidas são comuns na hora de escolher essa graduação.

Antes de tudo, você sabe dizer o que faz um psicólogo?

O profissional de psicologia estuda o ser humano em seu contexto sócio-histórico e cultural, considerando suas experiências coletivas e individuais, promovendo saúde e qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de forma crítica, atento à dimensão social e à preservação dos direitos humanos.

graduado em psicologia atua em diferentes contextos, em instituições públicas ou privadas. Pode trabalhar tanto em Unidades Básicas de Saúde, na chamada atenção primária à saúde quanto na atenção secundária, realizada em centros especiais denominados CAPS ou CRAS e em ambulatórios, além de hospitais. Atua também em consultórios privados, em ONGs, escolas, creches, empresas, clubes esportivos, instituições de ensino e de pesquisa e escolas. Para exercer a profissão, é necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia.

Mas por que estudar psicologia? Qual sua motivação?

Escolher uma carreira não é tarefa fácil, mas pode ser um bom desafio. Identificar por que estudar Psicologia, isto é, o que lhe motiva, deve ser apoiado em ações que propiciem um conhecimento maior do fazer do psicólogo, tais como conversar com profissionais experientes de diferentes campos de atuação, ler relatos de experiência e consultar matrizes curriculares de diversos cursos de Psicologia. Isto poderá ajudá-lo a entender melhor por que estudar psicologia.

Quais são os principais desafios encontrados no caminho?

• O tempo de formação: são cinco anos de curso, sendo que a formação não se encerra com a graduação. A escolha por um campo de atuação, realizada no fim do curso, implicará num aperfeiçoamento contínuo, por meio de outros cursos de formação e/ou especialização.
  • A diversidade de teorias: na psicologia não existe uma única teoria para discutir o objeto de estudo. Fala-se de psicologias e não de uma psicologia. Com isso, as leituras são desafiadoras para o estudante.
  • A multiplicidade de campos de atuação: o psicólogo pode atuar em vários campos, o que implica num empenho em conhecê-los e na necessidade de fazer, no fim do curso, uma escolha por um campo no qual deverá aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos.
  • A necessidade de aprofundar o autoconhecimento:  o psicólogo precisa identificar e aprender a lidar com as próprias emoções e sentimentos que são despertados na relação com as pessoas e situações com as quais trabalha.

É muito comum as pessoas associarem a imagem de um psicólogo à de um terapeuta em seu consultório particular, como vemos nos filmes, séries e novelas.  Mas, você percebeu que o psicólogo possui muitas outras opções de carreira, além dessa. Por isso, antes de decidir cursar psicologia, busque coletar o máximo de informações possíveis.

Você tem dúvidas que não foram respondidas no texto? Não deixe de questionar ou fazer um comentário abaixo.