Recursos Educacionais



As bibliotecas da Bahiana, localizadas nos Campi Brotas e Cabula, dispõem de um sistema integrado de comunicação eficiente para consulta ao grande acervo bibliográfico da instituição. Têm como missão atuar como instrumento de ação informacional para disseminar o conteúdo de forma rápida, confiável e eficaz, necessária ao pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de profissionais qualificados com base em princípios e valores éticos e humanísticos, em uma perspectiva individualizada e transdisciplinar. Suas instalações modernas e confortáveis configuram-se como ambientes perfeitos para o desenvolvimento acadêmico e social, uma vez que oferecem ao aluno e à comunidade externa um espaço de leitura, estudo e convivência cercado de conforto e qualidade.





Campus Brotas
Período Letivo: segunda a sexta-feira das 7h às 20h e sábado das 8h às 12h.
Período de férias: segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 8h às 12h.

Campus Cabula
Período Letivo: segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 8h às 12h.
Período de férias: segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 8h às 12h.





Setor de Consulta
O setor de consulta pode ser utilizado pela comunidade interna e externa. Ele possibilita consulta a livros, publicações periódicas, obras de referência, material audiovisual para consulta local, mediante apresentação da identidade estudantil ou crachá funcional. No caso da comunidade externa, é exigido um documento de identificação com foto. Para ter acesso ao setor, o usuário deverá utilizar, obrigatoriamente, o guarda-volumes, solicitando a chave no balcão de atendimento. O tempo de utilização do escaninho limita-se ao tempo em que o usuário permanece no setor. Em caso de infração, o fato será comunicado pelo sistema de bibliotecas à coordenação de curso ou à direção da Bahiana, para adoção das providências administrativas e disciplinares adequadas ao evento.

Setor de Empréstimo
O setor de empréstimo é de uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários cadastrados, condicionado à apresentação da carteira de identificação estudantil ou crachá de identificação funcional para a retirada, devolução e renovação de títulos. Não poderá utilizar o serviço de empréstimo o usuário que não estiver de posse desses documentos. A retirada também não será permitida àquele que estiver em atraso na devolução de alguma publicação ou com multa pendente.

Sala de Leitura e Estudo Individual
Sala com cabines e computadores para estudo individual e leitura, disponibilizada para a comunidade acadêmica e externa.

Salas de Estudo em Grupo 
A sala de estudo em grupo é disponibilizada, exclusivamente, para grupo de estudo. O acesso à sala, é organizado por ordem de chegada. Não é permitido deixar os pertences como forma de reserva. Em caso de infração, o fato será comunicado pelo sistema de bibliotecas à coordenação de curso ou à direção da Bahiana, para adoção das providências administrativas e disciplinares adequadas ao evento.

Sala de Videoconferência
O serviço de videoconferência disponibiliza ‘salas virtuais’ para a comunidade acadêmica realizar reuniões entre participantes que se encontram distantes geograficamente, para recepção e transmissão de SIGs, palestras, eventos nacionais e internacionais, defesas de tese, conferências etc.

Videoteca
Salas equipadas com TV, aparelho de DVD e vídeo, onde os alunos podem ver seus trabalhos, programas e filmes indicados pelos professores.

Sala para Bibliotecário
Espaço utilizado para administração de recursos especializados para os usuários. O espaço físico é adequado, com mobiliário flexível que permite a utilização para pequenas reuniões.

Sala de Processamento Técnico
Espaço utilizado para o processamento técnico do acervo bibliográfico: análise, seleção, tombamento, etiquetagem e cadastramento de todos os materiais que compõem o acervo.

Espaços para Exposições 
A biblioteca disponibiliza para a comunidade interna, espaços para exposições temporárias. Essas exposições devem estar vinculadas diretamente aos objetivos preestabelecidos, relacionados com o exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão.





Todo o acervo é gerenciado através do SAGRES-ACERVO, uma ferramenta moderna que conta com os recursos da tecnologia para administrar, simultaneamente, milhares de títulos disponíveis nas bibliotecas da Bahiana. O acervo bibliográfico é formado por livros; periódicos científicos estrangeiros e nacionais; jornais e revistas; folhetos; teses e dissertações; monografias; multimídia; bases de dados; obras de referência, como enciclopédias, dicionários, manuais, catálogos, normas técnicas. Mantém, ainda, uma coleção de obras raras e especiais, entre outras. A catalogação é feita com base nos padrões do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e, a classificação, de acordo com o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU).






A Política para Aceitação da Doação de Material Bibliográfico orienta instituições ou pessoa física que queiram realizar uma doação a entrarem em contato presencialmente ou via e-mail com a biblioteca para fornecer informações sobre o conteúdo, temporalidade e estado de conservação do material, por meio do “formulário de Controle de recebimento de doação de material bibliográfico", a fim de que a doação seja analisada antes da efetivação do recebimento.





Os recursos de pesquisa on-line consistem em uma seleção de fontes de pesquisa, composta de bases de dados, coleção de e-books, periódicos, teses e dissertações, dicionários, enciclopédias, entre outras, com a finalidade de facilitar a busca de informações confiáveis e atualizadas, que possibilitam pesquisas dinâmicas em seus bancos de dados, seja por temas, assuntos, períodos determinados de tempo ou palavras-chave.

Plataforma E-volution 
Portal de Periódicos CAPES 
Portal de Periódicos da Bahiana 
Repositório da Bahiana 






O Sistema Integrado de Bibliotecas, através do Portal de Periódicos CAPES, possibilita o acesso às bases de dados Science Direct, à Scopus e à ASTM Digital Library.

Science Direct 
Scopus 
ASTM Digital Library 






Portal do aluno via web
O Portal do Aluno é um dos links de serviços disponibilizados no site da Bahiana, o qual será muito útil durante a sua vivência acadêmica. Ele disponibiliza informações acadêmicas e os serviços do sistema de bibliotecas, tais como: renovação de empréstimos; inserção e exclusão do nome em listas de reservas; consultas ao acervo (pesquisa por autor, assunto e título), assim como verifica as pendências (atrasos e multas).

Acesso Remoto ao Portal da CAPES
Serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para acesso remoto ao Portal de periódicos da CAPES, através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Na prática, alunos, professores e pesquisadores da Bahiana podem acessar o conteúdo assinado pela CAPES de qualquer lugar, por meio do usuário e da senha de rede fornecidos pela Bahiana, sem precisar realizar cadastramento nem configurar o seu navegador web. Na CAFe, cada instituição funciona com uma provedora de identidade, sendo responsável por autenticar e fornecer informações de seus usuários para os serviços autorizados oferecidos.

Biblioteca digital E-volution
Disponibiliza acesso remoto, simultâneo e ilimitado aos e-books, de acordo com as bibliografias básicas e complementares para todos os alunos, com conteúdo atualizado, banco de imagens para download, acesso a vídeos etc.

Rede sem fio "eduroam” (education roaming)
É um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes obtêm acesso à Internet na rede sem fio de sua unidade acadêmica e, também, quando visitam as instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração em seu laptop, tablet ou smartphone.

Videoconferência
É uma tecnologia que proporciona a pessoas situadas geograficamente distantes participarem de uma mesma reunião simultaneamente, de forma que todos os participantes possam se encontrar face a face, através da comunicação audiovisual, em tempo real, e possam dialogar entre si.

Tecnologia “Assistiva” para pessoas com deficiência visual
DOSVOX – sistema computacional, para leitura de tela, baseado no uso intensivo de síntese de voz, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais aos computadores.

Estação multimídia
Microcomputadores com acesso à Internet e Intranet, para possibilitar consulta ao acervo da biblioteca, pesquisa em base de dados, biblioteca virtual, Portal do Aluno, Portal de Periódicos etc.

Web TV Institucional
É um canal de interação social para difundir as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da instituição, através de um monitor de televisão instalado nas bibliotecas.





Empréstimo
É de uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários cadastrados, condicionado à apresentação da carteira de identificação estudantil ou crachá de identificação funcional para a retirada, devolução e renovação de títulos. Não poderá utilizar o serviço de empréstimo o usuário que não estiver de posse desses documentos. A retirada também não será permitida àquele que estiver em atraso na devolução de alguma publicação ou com multa pendente.

Carteira de Identidade Estudantil
Os alunos de graduação e pós-graduação são cadastrados no momento do ingresso nos cursos, devendo retirar a 1ª via da identidade estudantil nas suas respectivas secretarias acadêmicas. Em caso de perda ou extravio, o aluno poderá solicitar, mediante pagamento, uma 2ª via. Essa solicitação, independentemente do curso, poderá ser feita em qualquer secretaria das unidades acadêmicas, onde a carteira também deverá ser retirada.

Prazo de Empréstimo
A quantidade de material a ser emprestado varia de acordo com a categoria de usuário: alunos de graduação, pós-graduação e funcionários – dois volumes; professores e monitores – três volumes. O tempo de permanência é de oito dias para o período letivo e de 15 durante as férias acadêmicas.

Bônus para Empréstimo
O usuário que entregar o (s) título (s) antes da data de devolução estabelecida acumulará bônus de acordo com a sua antecipação. A cada 30 bônus, será permitido o empréstimo adicional de um livro.

Devolução
O material retirado por empréstimo deverá ser devolvido única e exclusivamente no balcão de empréstimo, portanto, não serão considerados entregues aqueles que forem deixados nas mesas, balcões e estantes da biblioteca. No momento da devolução, o usuário receberá um canhoto que comprova o recebimento do material e contém o seu total de bônus. Esse canhoto deverá ser mantido em lugar seguro, pois será de grande importância no surgimento de qualquer tipo de dúvida. Em caso de atraso, o usuário arcará com multa por dia e volume emprestado. Na ocorrência de perda, extravio ou qualquer dano físico ao material, deverá ser realizada a reposição por outro exemplar – edição igual ou superior – ou similar a ser indicado, quando se tratar de obra esgotada.
 
Empréstimos entre bibliotecas
Serviço que permite o empréstimo de materiais informacionais entre bibliotecas de instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos. O prazo de empréstimo é determinado pela biblioteca fornecedora da publicação, sendo imprescindível a devolução da obra no prazo estabelecido. Para a efetivação do empréstimo entre bibliotecas, é essencial a apresentação do formulário de EEB – Bahiana, devidamente preenchido e assinado/carimbado pelo bibliotecário com o respectivo CRB, no momento da retirada das publicações.

Catalogação na publicação
O serviço de catalogação na publicação é uma catalogação prévia, ou seja, o tratamento dos dados físicos e bibliográficos da obra antes de sua publicação/distribuição. Esse serviço visa assegurar um melhor conhecimento do que é publicado pela EBMSP e, simultaneamente, proporcionar sua rápida e pertinente disponibilização em nossas bibliotecas. A elaboração da ficha catalográfica é realizada por bibliotecários, por meio das normas internacionais de catalogação Anglo – American Cataloging Rules (AACR2).

Reprografia
O serviço de reprografia atende às necessidades dos usuários no que diz respeito às cópias de obras do acervo, respeitando os direitos autorais (Lei 9610 de 19/02/1998).

Guarda-volumes
O usuário deverá solicitar as chaves dos guarda-volumes, no balcão de atendimento, e assinar o formulário de controle de chaves. O guarda-volumes destina-se, exclusivamente, a guardar pertences dos usuários durante a sua permanência na biblioteca. A chave do escaninho é de responsabilidade do usuário, ficando em sua posse durante a permanência na biblioteca, que não se responsabiliza por valores ou objetos lá deixados.





O programa para capacitação de usuários tem o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica os conhecimentos necessários para a busca e o uso dos recursos de informação com:

Atendimento ao Usuário - O serviço é focado no atendimento às necessidades informacionais do usuário, tais como: auxiliar na localização do material bibliográfico, nas consultas aos catálogos; instruir quanto ao uso das normas da biblioteca e apoiar nas atividades de pesquisa acadêmica.

Visita Guiada - A visita guiada, que faz parte do calendário das atividades de recepção aos calouros, é realizada por um bibliotecário e consiste em um breve passeio pelas dependências da biblioteca, com o objetivo de familiarizar os alunos quanto ao ambiente físico, tipo de acervo, direitos e deveres que devem ser assumidos pelo usuário; produtos e serviços oferecidos; apresentação sobre as bases de dados e o seu manuseio, bem como sobre a organização e o funcionamento geral da biblioteca.

Orientação na Elaboração e Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos - Serviço realizado por bibliotecários para assegurar a padronização das publicações institucionais, estabelecendo parâmetros que propiciem o aumento de sua qualidade, quanto à organização e à elaboração dos trabalhos científicos. Recomenda-se a utilização das normas para referência bibliográfica.

Orientação sobre os Sistemas de Normalização Bibliográfica - Serviço que visa equilibrar a padronização e a simplificação no ato de elaborar as publicações científicas, além de facilitar o processo de comunicação e o intercâmbio da informação, proporcionando uma visão uniforme da produção científica que se traduz em qualidade, utilizando a ISO – Organização Internacional de Normalização,  ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ISBNInternational Standard Book Number, ISSNInternational Standard Serial Number, DOIDigital Object Identifier.

Orientação no uso de Fontes e Ferramentas on-line de Acesso à Informação - Serviço que visa orientar o uso das fontes e ferramentas na área de abrangência, estratégias de pesquisa e processamento dos resultados obtidos (refinamento, impressão, gravação e envio por e-mail).

Orientação no uso do Portal de Periódicos da Capes - O acesso aos conteúdos científicos, assinados pela Capes com os editores internacionais, será exclusivo pelo Portal de Periódicos. Essa ação tem o objetivo de fomentar ainda mais o uso da biblioteca virtual, reforçando sua importância na comunidade acadêmico-científica brasileira. A pesquisa deverá ser iniciada a partir do link www.periodicos.capes.gov.br. Durante a navegação, o usuário terá acesso às ferramentas disponibilizadas pelos editores podendo, inclusive, ser direcionado para fora do Portal de Periódicos, como é o caso do Google Acadêmico e do PubMed.





Manual para elaboração de trabalhos técnico-científicos, de acordo com as normas da ABNT, estilo VANCOUVER e o estilo da American Psychological Association (APA). Clique aqui.





O Sistema Integrado de Bibliotecas traz para a comunidade acadêmica atualizações periódicas sobre o seu acervo bibliográfico e as produções científicas originais da instituição.


Volume 1, Número 2 – 2018
Volume 1, Número 1 – 2018
Volume 2, Número 2 – 2017 
Volume 2, Número 1 – 2017
Volume 1, Número 2 – 2016
Volume 1, Número 1 – 2016





Biblioteca Virtual em Saúde BVS/BIREME
Desenvolvida sob a coordenação do Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), é uma rede de fontes de informação on-line e de cooperação internacional com foco no desenvolvimento e na distribuição de conhecimento nas áreas de saúde. 

ReBAP – A Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia 
A Bahiana coopera com a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia, a ReBAP, que contribui para o desenvolvimento da psicologia no Brasil e na América Latina, através da promoção do uso da informação técnico-científica na área.

RAEM – Rede de Apoio à Educação Médica
As bibliotecas da Bahiana fazem parte da equipe local da Rede de Apoio à Educação Médica. A RAEM é uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que tem como objetivo facilitar os contatos entre instituições, pesquisadores, professores e alunos nos assuntos de educação médica e fomentar sua produção científica, bem como nas áreas correlatas.





Campanha de preservação e conservação do acervo bibliográfico
Com o slogan “Sem a preservação dos livros, o conhecimento fica ameaçado de extinção”, tem por objetivo orientar e sensibilizar os usuários no uso correto e na preservação do material bibliográfico, visando combater hábitos de manuseio que provocam o desgaste dos acervos do Sistema Integrado de Bibliotecas.

Campanha para intensificar o silêncio no ambiente das bibliotecas 
Tem por objetivo conscientizar e sensibilizar os usuários quanto à importância da redução dos ruídos. Respeitar o silencio é indispensável para garantir o convívio harmônico entre os usuários e estimular a produção de conhecimento.





Portal de Periódicos da CAPES
Para conferir, no passo a passo, como acessar o conteúdo exclusivo do Portal Capes via CAFe, utilizando seu e-mail institucional da Bahiana. Clique aqui.

Biblioteca Virtual e-volution
Para conferir, passo a passo, como registrar e acessar o conteúdo exclusivo da Elsevier na plataforma e-volution, clique aqui no guia de acesso.





Campus Brotas

Av. D. João VI, nº 275
Tel. 3276-8261/8247
E-mail: ebmsp-bibliotecacp2@bahiana.edu.br 

Campus Cabula
Rua Silveira Martins, nº 3.386
Tel. 3257-8222 | 8221 
E-mail: biblioteca.cp3.lucienemoura@bahiana.edu.br

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No ano de 2008, foi implantado o Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA através da plataforma Moodle, sendo um suporte para a distribuição de materiais didáticos nas diversas disciplinas dos cursos da BAHIANA, possibilitando o acesso à programação e aos conteúdos das aulas, arquivos, vídeos, links, postagem de trabalhos, participação em fóruns de discussões, entre outros, de forma online, promovendo uma maior interação professor-aluno, permitindo que a aprendizagem ocorra também em outros momentos e espaços, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Clique aqui para acessar o AVA.

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Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936