Recursos Educacionais

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

As bibliotecas da Bahiana, localizadas nas unidades acadêmicas Brotas e Cabula, dispõem de um sistema integrado de comunicação eficiente para consulta ao grande acervo bibliográfico da instituição. Tem como missão atuar como instrumento de ação informacional para disseminar a informação de forma rápida, confiável e eficaz necessária ao pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de profissionais qualificados com base em princípios e valores éticos e humanísticos, em uma perspectiva individualizada e transdisciplinar. Suas instalações modernas e confortáveis configuram-se como ambientes perfeitos para o desenvolvimento acadêmico e social, uma vez que oferecem ao aluno e à comunidade externa um espaço de leitura, estudo e convivência cercado de conforto e qualidade.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO PERÍODO LETIVO 

Unidade Acadêmica Brotas - Segunda a sexta-feira das 7h às 20h e sábado das 8h às 12h.
Unidade Acadêmica Cabula - Segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 8h às 12h.
Período de férias - Segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 8h às 12h.

 

 
O Sistema Integrado de Bibliotecas da Bahiana, para garantir a adequação de seus acervos às necessidades da comunidade acadêmica, divulga orientações para o recebimento de doações por suas bibliotecas.

A doação de material bibliográfico para o Sistema Integrado de Bibliotecas deve atender aos seguintes procedimentos antes do envio e/ou recebimento do material.

1. Toda instituição ou todo particular que queira realizar uma doação deve previamente entrar em contato, presencialmente ou via e-mail, para solicitar e/ou preencher o formulário de "Controle de recebimento de doação de material bibliográfico" para que seja analisado.

2. As bibliotecas da Bahiana podem aceitar doações sempre que forem pertinentes, após análise de adequação, atualização, utilidade dentro da coleção, obras raras de caráter histórico e espaço disponível nas bibliotecas.

3. Após a análise, o doador receberá um e-mail com a identificação dos materiais bibliográficos que foram aceitos. As doações aceitas serão registradas no patrimônio e passarão a ser de propriedade da Bahiana ficando sujeitas aos procedimentos administrativos e técnicos para sua incorporação ao acervo.

4. Casos excepcionais serão discutidos pela equipe de bibliotecários. Para outras informações, enviar e-mail à biblioteca.

 

A Bahiana traz para a comunidade acadêmica atualizações periódicas sobre seu acervo bibliográfico.
Com os novos boletins semestrais, você pode conferir as aquisições recentes e as produções científicas originais da instituição.

Confira abaixo as edições do Boletim Bibliográfico da Bahiana:

Volume 1, Número 1 - 2016 

Volume 1, Número 2 - 2016


ACERVO 

Todo o acervo é gerenciado através do SAGRES-ACERVO, uma ferramenta moderna que conta com os recursos da tecnologia para administrar, simultaneamente, milhares de títulos disponíveis nas bibliotecas da Bahiana.

O acervo bibliográfico é formado por livros; periódicos científicos estrangeiros e nacionais; jornais e revistas; folhetos; teses e dissertações; monografias; multimídia; bases de dados; obras de referência como enciclopédias, dicionários, manuais, catálogos, normas técnicas, entre outros. A catalogação é feita com base nos padrões do Código de Catalogação Anglo – Americano (AACR2) e a classificação de acordo com o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU).


ESPAÇOS

Setor de consulta
O setor de consulta pode ser utilizado pela comunidade interna e externa. Ele possibilita consulta a livros, monografias, teses, dissertações, publicações periódicas, obras de referências, material audiovisual para consulta local, mediante apresentação da identidade estudantil ou crachá funcional. No caso da comunidade externa, é exigido um documento de identificação com foto. Para ter acesso ao setor, o usuário deverá utilizar obrigatoriamente o guarda-volumes, solicitando a chave no balcão de atendimento. O tempo de utilização do escaninho limita-se ao tempo em que o usuário permanece no setor. Em caso de infração, o fato será comunicado pelo sistema de bibliotecas à coordenação de curso ou à direção da Bahiana, para adoção das providências administrativas e disciplinares adequadas ao evento.

Sala de Leitura e estudo individual
Sala com cabines e computadores para estudo individual e leitura, disponibilizada para a comunidade acadêmica e externa.

Salas de estudo em grupo 
A sala de estudo em grupo é disponibilizada exclusivamente, para grupo de estudo. O acesso à sala, será por ordem de chegada. Não é permitido deixar os pertences como forma de reserva. Em caso de infração, o fato será comunicado pelo sistema de bibliotecas à coordenação de curso ou à direção da Bahiana, para adoção das providências administrativas e disciplinares adequadas ao evento.

Sala de Videoconferência
A sala de videoconferência é disponibilizada à comunidade acadêmica para recepção e transmissão de SIGs, palestras, eventos nacionais e internacionais, defesas de tese, conferências etc.

Videoteca 
Salas equipadas com TV, aparelho de DVD e vídeo, onde os alunos podem ver seus trabalhos, programas e filmes indicados pelos professores.

Espaços para Exposições 
A biblioteca disponibiliza para a comunidade interna, espaços para exposições temporárias. Essas exposições devem estar vinculadas diretamente aos objetivos preestabelecidos, relacionados com o exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão.


SERVIÇOS

Programa de Capacitação de Usuários
Tem o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica os conhecimentos necessários para a busca e o uso dos recursos de informação.

Atendimento ao Usuário
O serviço é focado no atendimento às necessidades informacionais do usuário, tais como: auxiliar na localização do material bibliográfico, nas consultas aos catálogos; instruir quanto ao uso das normas da biblioteca e apoiar nas atividades de pesquisa acadêmica.

Visita Guiada
A visita guiada, que faz parte do calendário das atividades de recepção aos calouros, é realizada por um bibliotecário e consiste em um breve passeio pelas dependências da biblioteca, com o objetivo de familiarizar os alunos quanto ao ambiente físico, tipo de acervo, direitos e deveres que devem ser assumidos pelo usuário; produtos e serviços oferecidos; apresentação sobre as bases de dados e seu manuseio, bem como sobre a organização e funcionamento geral da biblioteca.

 

Orientação na Elaboração e Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos
Serviço realizado por bibliotecários para assegurar a padronização das publicações institucionais, estabelecendo parâmetros que propiciem o aumento de sua qualidade, quanto à organização e à elaboração dos trabalhos científicos. Recomenda-se a utilização das normas para referência bibliográfica.

CLIQUE AQUI para baixar o MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT E O ESTILO VANCOUVER.

Orientação sobre os Sistemas de Normalização Bibliográfica
Serviço que visa equilibrar a padronização e a simplificação no ato de elaborar as publicações cientificas, além de facilitar o processo de comunicação e o intercâmbio da informação, proporcionando uma visão uniforme da produção científica que se traduz em qualidade, utilizando a ISO - Organização Internacional de Normalização,  ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, ISBN - International Standard Book Number, ISSN - International Standard Serial Number, DOI - Digital Object Identifier.

Orientação no uso de Fontes e Ferramentas on-line de Acesso à Informação
Serviço que visa orientar o uso das fontes e ferramentas na área de abrangência, estratégias de pesquisa e processamento dos resultados obtidos (refinamento, impressão, gravação e envio por e-mail).

 

Orientação no uso do Portal de Periódicos da Capes
O acesso aos conteúdos científicos, assinados pela Capes com os editores internacionais, será exclusivo pelo Portal de Periódicos. Essa ação tem o objetivo de fomentar ainda mais o uso da biblioteca virtual, reforçando sua importância junto à comunidade acadêmico-científica brasileira. A pesquisa deverá ser iniciada a partir do link www.periodicos.capes.gov.br. Durante a navegação, o usuário terá acesso às ferramentas disponibilizadas pelos editores podendo, inclusive, ser direcionado para fora do Portal de Periódicos, como é o caso do Google Acadêmico e do PubMed.

CLIQUE AQUI para baixar o Tutorial de treinamento CAPES.


SERVIÇOS DE EMPRÉSTIMO

Empréstimo
É de uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários cadastrados, condicionado à apresentação da carteira de identificação estudantil ou crachá de identificação funcional para a retirada, devolução e renovação de títulos. Não poderá utilizar o serviço de empréstimo o usuário que não estiver de posse desses documentos. A retirada também não será permitida àquele que estiver em atraso na devolução de alguma publicação ou com multa pendente.

Carteira de Identidade Estudantil
Os alunos de graduação e pós-graduação são cadastrados no momento do ingresso nos cursos, devendo retirar a 1ª via da identidade estudantil nas suas respectivas secretarias acadêmicas. Em caso de perda ou extravio, o aluno poderá solicitar, mediante pagamento, uma 2ª via. Essa solicitação, independentemente do curso, poderá ser feita em qualquer secretaria das unidades acadêmicas, onde também deverá ser retirada.

Prazo de Empréstimo
A quantidade de material a ser emprestado varia de acordo com a categoria de usuário: alunos de graduação, pós-graduação e funcionários - 2 volumes; professores e monitores - 3 volumes. O tempo de permanência é de oito dias para o período letivo e de 15 durante as férias acadêmicas.

Bônus para Empréstimo
O usuário que entregar o(s) título(s) antes da data de devolução estabelecida acumulará bônus de acordo com a sua antecipação. A cada 30 bônus será permitido o empréstimo adicional de um livro.

Devolução
O material retirado por empréstimo deverá ser devolvido única e exclusivamente no balcão de empréstimo, portanto, não serão considerados entregues aqueles que forem deixados nas mesas, balcões e estantes da biblioteca. No momento da devolução, o usuário receberá um canhoto que comprova o recebimento do material e contém seu total de bônus. Esse canhoto deverá ser mantido em lugar seguro, pois será de grande importância no surgimento de qualquer tipo de dúvida. Em caso de atraso, o usuário arcará com multa por dia e volume emprestado. Na ocorrência de perda, extravio ou qualquer dano físico ao material, deverá ser realizada a reposição por outro exemplar - edição igual ou superior - ou similar a ser indicado, quando se tratar de obra esgotada.

Empréstimos entre Bibliotecas
Serviço que permite o empréstimo de materiais informacionais entre bibliotecas de instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos. O prazo de empréstimo é determinado pela biblioteca fornecedora da publicação, sendo imprescindível a devolução da obra no prazo estabelecido. Para a efetivação do empréstimo entre bibliotecas, é essencial a apresentação do formulário de EEB - Bahiana, devidamente preenchido e assinado/carimbado pelo bibliotecário com o respectivo CRB, no momento da retirada das publicações.

 

Catalogação na Publicação
O serviço de catalogação na publicação é uma catalogação prévia, ou seja, o tratamento dos dados físicos e bibliográficos da obra antes de sua publicação/distribuição. Esse serviço visa assegurar um melhor conhecimento do que é publicado pela EBMSP e, simultaneamente, proporcionar sua rápida e pertinente disponibilização em nossas bibliotecas. A elaboração da ficha catalográfica é realizada por bibliotecários através das normas internacionais de catalogação Anglo-American Cataloging Rules (AACR2).
Normas para solicitação de ficha catalográfica.

 

Comutação Bibliográfica
Serviço de fornecimento de documentos especializados em ciências da saúde feito através do Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD) que tem por objetivo prover acesso a documentos exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente os direitos do autor. Esse serviço é coordenado pela BIREME com a cooperação das bibliotecas integrantes da rede BVS.
Normas para solicitação de artigos científicos.

Reprografia
O serviço de reprografia atende às necessidades dos usuários no que diz respeito às cópias de obras do acervo, respeitando os direitos autorais (Lei 9610 de 19/02/1998).

Guarda-volumes
O usuário deverá solicitar as chaves dos guarda-volumes, no balcão de atendimento e assinar o formulário de controle de chaves. O guarda-volumes destina-se exclusivamente a guardar pertences dos usuários durante a sua permanência na biblioteca. A chave do escaninho é de responsabilidade do usuário, ficando em sua posse durante a permanência na biblioteca, que não se responsabiliza por valores ou objetos lá deixados.


RECURSOS TECNOLÓGICOS

Portal do aluno via web: O Portal do Aluno é um dos links de serviços disponibilizados no site da Bahiana, o qual será muito útil durante a sua vivência acadêmica. Ele disponibiliza informações acadêmicas e os serviços do sistema de bibliotecas, tais como: renovação de empréstimos; inserção e exclusão do nome em listas de reservas; consultas ao acervo (pesquisa por autor, assunto e título); assim como verifica as pendências (atrasos e multas).

Rede sem fio "eduroam” (education roaming)
É um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes obtêm acesso à Internet na rede sem fio de sua unidade acadêmica e também quando visitam as instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração em seu laptop, tablet ou smartphone.

Acesso Remoto ao Portal da CAPES
Serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para acesso remoto ao Portal de periódicos da CAPES, através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Na prática, alunos, professores e pesquisadores da Bahiana podem acessar o conteúdo assinado pela CAPES de qualquer lugar, por meio do usuário e senha de rede fornecidos pela Bahiana, sem precisar realizar cadastramento nem configurar o seu navegador web. Na CAFe, cada instituição funciona com uma Provedora de Identidade, sendo responsável por autenticar e fornecer informações de seus usuários para os serviços autorizados oferecidos.

Videoconferência
É uma tecnologia que proporciona a pessoas situadas geograficamente distantes participarem de uma mesma reunião simultaneamente, de forma que todos os participantes possam se encontrar face a face através da comunicação audiovisual em tempo real, e possam dialogar entre si.

Tecnologia “Assistiva” para pessoas com deficiência visual
Computadores com software DOSVOX, sistema computacional, para leitura de tela baseado no uso intensivo de síntese de voz, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais aos computadores.

Estação multimídia
Microcomputadores com acesso à Internet e Intranet, para possibilitar consulta ao acervo da biblioteca, pesquisa em base de dados, biblioteca virtual, portal do aluno, portal de periódicos etc.

Web TV
É um serviço ofertado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Níveo Superior (Capes) e consiste na divulgação de informações científicas por meio de um monitor de televisão instalado nas bibliotecas, que tem por objetivo difundir notícias e informações próprias da CAPES, com destaque para tópicos sobre a avaliação de cursos, editais de fomento à pesquisa, bolsas no país e no exterior, cooperação internacional, treinamento de usuários do Portal Periódicos Capes, além de reservar um espaço para a Bahiana publicar notícias a sua comunidade local.


INTEGRAÇÃO COM REDES COOPERATIVAS

BIREME - BVS - Biblioteca Regional de Medicina (BIREME)
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um portal composto por fontes de informação em ciências da saúde para atender às necessidades técnico-científicas de profissionais e estudantes da área.  Permite a pesquisa em bases especializadas como: BVS Ciência e Saúde: Enfermagem, Psicologia, Odontologia.

ReBAP – A Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia
A Bahiana coopera com a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia, a ReBAP, que contribui para o desenvolvimento da psicologia no Brasil e na América Latina, através da promoção do uso da informação técnico-científica na área.

RAEM - Rede de Apoio à Educação Médica
As bibliotecas da Bahiana fazem parte da equipe local da Rede de Apoio à Educação Médica. A RAEM é uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM, que tem como objetivo facilitar os contatos entre instituições, pesquisadores, professores e alunos nos assuntos de educação médica e fomentar sua produção científica, bem como nas áreas correlatas.


CONTATO 

Unidade Acadêmica Brotas
Av. D.João VI, nº 275
E-mail: ebmsp-bibliotecacp2@bahiana.edu.br 
Tel. 3276-8261 | 3276-8200

Unidade Acadêmica Cabula
Rua Silveira Martins, nº 3386
E-mail: biblioteca.cp3.patriciapalmeira@bahiana.edu.br
Tel. 3257-8221 | 3257-8200

Voltar

 

Voltar

No ano de 2008, foi implantado o Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA através da plataforma Moodle, sendo um suporte para a distribuição de materiais didáticos nas diversas disciplinas dos cursos da BAHIANA, possibilitando o acesso à programação e aos conteúdos das aulas, arquivos, vídeos, links, postagem de trabalhos, participação em fóruns de discussões, entre outros, de forma online, promovendo uma maior interação professor-aluno, permitindo que a aprendizagem ocorra também em outros momentos e espaços, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Clique aqui para acessar o AVA.

Voltar

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936