Notícias
13/06/2016
No último sábado, 11 de junho, na Unidade Acadêmica Brotas, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu o evento Simpozika, realizado pelo Bioexpertise.
A programação reuniu estudantes, professores e profissionais da área de saúde da Bahiana e de outras instituições com o objetivo de discutir sobre o zika vírus, uma temática agravante na saúde que ainda traz muitas dúvidas e questionamentos para a população.
“Trouxemos essa temática para o nosso primeiro simpósio em virtude da relevância mundial que o vírus apresenta e, além disso, é um evento beneficente ao Projeto Abrace a Microcefalia, em que toda a doação de alimentos será revertida para apoiar essas famílias que fazem parte do projeto”, relata a diretora do Bioexpertise e professora de Biomedicina da Bahiana, Mabel Proence.
(1).jpg)
Ao longo da programação, foram ministradas as palestras “Introdução ao Zika vírus” pelas professoras de Biomedicina da Bahiana e integrantes do Bioexpertise, Fernanda Cury e Luciane Amorim, “Histórico do Zika vírus no Brasil” pelo Prof. Rubio Soares, farmacêutico da Universidade Federal da Bahia, “Epidemiologia do Zika vírus na Bahia” pela professora, fisioterapeuta e membro do Comitê de Ética e Pesquisa da SESAB, Nadja Queiroz, e “Patogênese da infecção por Zika vírus em células tronco neurais” pelo Dr. Bruno Solano, doutorando no programa de pós-graduação em patologia experimental da UFBA.
“Atividades como essas são de extrema importância para a formação de jovens estudantes que estão iniciando uma carreira, enfatizando a importância da pesquisa e do estudo da ciência na vida desses futuros profissionais de saúde, além de divulgar dos trabalhos sobre o Zika vírus para a população”, relata o Prof. Rúbio Soares.
Segundo a professora Fernanda Cury, integrante do Bioexpertise, o objetivo principal do simpósio foi trazer um pouco de conhecimento para os acadêmicos e profissionais de saúde. “Acreditamos que o conhecimento é a principal ferramenta no combate à infecção pelo Zika vírus e a proposta desse evento é justamente um bate-papo com especialistas na área, esclarecendo as dúvidas dos participantes, pois acreditamos que eles podem atuar como multiplicadores desse conhecimento para outras pessoas”, explica.
(1).jpg)
“Por ser um assunto tão amplo e a cada dia surgindo uma atualização em termos de publicação e investigação sobre o vírus, é importante disseminarmos esse conhecimento por meio de eventos como esses, até porque, muito desses assuntos não chegam à população, então, é relevante discutirmos o que tem de mais atual na área já que é uma temática de interesse mundial”, relata a professora de Biomedicina, Luciane Amorim.
A aluna do curso de Biomedicina da Universidade Católica, Bárbara dos Santos, explica que atividades como essas são importantes não só para a formação dos alunos, mas também para o esclarecimento sobre o vírus com profissionais da área de saúde. “Eu vim com muitas dúvidas e achei válidas as palestras e informações que até agora eu não tinha conhecimento acerca da virologia do Zika”, pontua.
“A programação foi fantástica por tratar de um assunto tão atual e válido para nossa área de atuação. As palestras foram ministradas por profissionais que dominam a temática e, através delas, pude esclarecer uma série de dúvidas”, finaliza Luiza Alves, aluna do 3° semestre do curso de Medicina da Bahiana.