Professor de Odontologia da Bahiana recebe prêmio de Melhor Dentista do Mundo

Com ações de voluntariado, Leonardo Assis Costa teve o reconhecimento internacional pela organização Turma do Bem, que atua em 14 países.

O professor do curso de Odontologia da Bahiana, Leonardo Assis Costa, foi eleito o "Melhor Dentista do Mundo" pela organização Turma do Bem – rede de 17 mil dentistas voluntários que atua em 14 países. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 16 de novembro, durante o evento Sorriso do Bem 2017, realizado em Poços de Caldas (MG), de 14 a 17 de novembro.

Leonardo Assis Costa foi responsável pela conquista da maior captação de recursos para a Turma do Bem (TdB), cadastrou 20 novos dentistas voluntários, duas clínicas de radiologia e orientou um estudante para o Estudante do Bem. Concorreram ao prêmio de Melhor Dentista do Mundo 40 dentistas voluntários. Confira a entrevista com o nosso Melhor Dentista do Mundo, um orgulho da Bahiana!

O que lhe levou a procurar a organização Dentistas do Bem?
Conheci o projeto vendo uma matéria sobre os Dentistas do Bem no Caldeirão do Huck, em 2009, mas, na época, não me inscrevi, pois estava montando um consultório. Só me inscrevi no projeto em 2010, durante o Congresso da FDI, realizado em Salvador. Em 2011, fui convidado para o Sorriso do Bem, evento de capacitação de novos coordenadores, de prestação de contas do projeto e de premiação dos dentistas que mais se destacavam. Lá pediram para eu ser o novo coordenador do projeto em Salvador. Fiquei com medo de não dar conta, mas me apaixonei pela TdB e, desde então, faço de tudo para que o projeto cresça e para que mais pessoas tenham a oportunidade de sorrir!

Em um país com um sistema de saúde tão precário, de que forma você avalia iniciativas como o Dentista do Bem? Você acredita que a organização faz alguma diferença no nosso cenário?
Acho que iniciativas com o Dentista do Bem são fundamentais, pois, infelizmente, o governo não cuida da população como deveria, e a sociedade civil, vendo a ineficiência do poder público, acaba criando iniciativas que ajudem a população e que minimizem o sofrimento das milhares de pessoas invisíveis ao governo.

A organização recebe algum apoio governamental ou de outras entidades?
Não. A Turma do Bem não recebe verbas públicas. O projeto é mantido com a ajuda de empresas e das ações de captação de recursos, como venda de produtos, cortesias solidárias, festas, bazares, bingos etc… Acabamos de criar um aplicativo chamado ISMYLI, destinado aos  Dentistas do Bem. Com ele, os dentistas poderão comprar produtos, fazer cursos e treinamentos. Parte da renda arrecadada será destinada ao projeto.

Essa premiação de Melhor Dentista do Mundo ressalta quais aspectos do trabalho do dentista?
A premiação é dada ao dentista voluntário que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia em seu município ou região. A seleção do Melhor Dentista do Mundo leva em conta a atuação dos dentistas voluntários que mais fizeram por sua cidade, incluindo a realização de triagens para a seleção de pacientes com problemas bucais, cadastramento de novos dentistas voluntários, além da promoção de políticas públicas que auxiliam na prevenção da saúde bucal e captação de recursos para a sustentabilidade do projeto.

Você é professor, atende em seu consultório e ainda atua no programa Dentista do Bem. Como faz para atender a tantas demandas?
Atendo a tantas demandas, pois sou apaixonado pela Odontologia e pelo que ela faz na vida das pessoas. Transformamos muito mais do que sorrisos, transformamos vidas.

A que atribui ter recebido essa premiação?
Atribuo a um trabalho de equipe, pois não faço nada sozinho, e o prêmio também é de todos os Dentistas do Bem de Salvador, de seus parceiros e apoiadores. Este ano, conseguimos parcerias importantes com empresas produtoras de eventos, como o Reino da Folia, Central do Carnaval e Festival de Verão. Parte da renda dos abadás e ingressos será destinada ao projeto.

Quero agradecer a Tereza Lelis, Saulo Passos, Família Lelis, Reino da Folia, Kika Teixeira, Bell Marques, Joaquim Nery, Jaqueline Lessa, Central do Carnaval,  Lilian Gramacho, Carolina Vianna, Guilherme Furtado Lopes Filho, Rede Bahia e toda à equipe Festival de Verão, pois, graças a essas pessoas, muitos jovens terão um sorriso bonito e saudável!

Como um dentista pode participar do projeto?
O dentista pode entrar no site da Turma do Bem, www.tdb.org.br, e se cadastrar ou pode entrar em contato comigo, pelo e-mail drleonardocosta@gmail.com, que envio uma ficha de cadastro.

Confira as fotos.