Esquenta do III Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Discutir os desafios na formação profissional do Psicólogo Organizacional e do Trabalho foi o principal objetivo da mesa-redonda "Formação acadêmica e mercado de trabalho: dois lados da mesma moeda?",  que aconteceu no Campus Brotas, na noite de 3 de maio.  Com a participação presencial de estudantes de Psicologia da Bahiana e via webconferência de outros segmentos acadêmicos e profissionais, o evento recebeu como debatedores o professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da UFBA e presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e a psicóloga e gerente de projetos da Véli RH, Flávia Guerreiro, mediados pela professora do curso de Psicologia da Bahiana Carolina Aguiar. O evento foi um "Esquenta" para o III Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Bahiana que acontece no dia 8 de junho, no Campus Cabula.

Também estiveram presentes a coordenadora do curso de Psicologia, Sylvia Barreto, a gestora do serviço de Psicologia do Centro Médico da Bahiana Saúde, Myla Arouca, e a professora do curso e coordenadora do Núcleo de Estudos em Processos Psicossociais e Trabalho (NEPPT), Eliana Edington da Costa e Silva.

Em sua fala, Flávia pontuou a importância de agregar ferramentas de trabalho, como os softwares de gestão, o trabalho com métricas e o planejamento. Porém, ela diz que não existe um bom planejamento se o gestor de RH não souber ouvir e estar atento às pessoas. Outro ponto defendido pela convidada foi o papel do psicólogo dentro das organizações. "O psicólogo organizacional atua tanto quanto o clínico e pode, sim, promover o bem-estar e a saúde mental das pessoas dentro da organização.”

Entre os entraves da carreira do psicólogo organizacional e do trabalho, Adriano Peixoto lançou o olhar sobre a formação acadêmica na graduação que, segundo ele, entrega ao mercado o psicólogo generalista, por mais que o curso tenha suas ênfases definidas, como o caso da Bahiana que tem a Saúde e o Trabalho. " Esse conhecimento precisa ser ampliado em estágios e em cursos de pós-graduação. Tudo isso vai interferir em como o mercado percebe esse profissional."

bahiana-esquenta-psicologia-mercado-trabalho-03-05-2018-2-20180508193510.jpg

Ver todas as galerias