Programação especial marca lançamento do Centro de Medicina Baseada em Evidências da Bahiana

O encontro também traz como destaque o lançamento da publicação científica Journal of Evidence-Based Health Care.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública lança, no dia 9 de agosto, o Centro de Medicina Baseada em Evidências. Para marcar a ocasião, será realizada uma programação especial a partir das 14h, no Campus Cabula, localizado na Avenida Silveira Martins, n. 3386, Cabula. O evento também marcará o lançamento da publicação científica Journal of Evidence-Based Health Care, ligada à instituição.

O encontro tem como público-alvo professores da Bahiana e de outras instituições de ensino superior, além de pesquisadores e profissionais de saúde de hospitais de Salvador.

A programação terá início com a mesa-redonda "Medicina Baseada em Evidências na Prática Clínica", da qual participam o professor da Bahiana e coordenador do Centro, Luis Cláudio Correia,  o prof. Lucas Heal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o professor José Augusto Barreto, da Universidade Federal de Sergipe (UFSE).

A segunda mesa-redonda traz o tema "Ensino da Medicina Baseada em Evidências", com a participação da convidada internacional Magdalena Patrício, da Universidade de Lisboa, que irá compor o debate juntamente com o prof. Felipe Reis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Evidence”, precisamos de uma revista médica? será o tema da palestra final, a ser ministrada pelos professores Luis Cláudio Correia e João de Deus, que são os editores científico e executivo, respectivamente, da publicação Journal of Evidence-Based Health Care.

Confira a programação completa.

Centro de MBE
Em mais uma ação pioneira, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública lança o seu Centro de Medicina Baseada em Evidências, que nasce com a missão de ensinar e pesquisar sobre a prática clínica baseada em evidências, contribuindo para a difusão do paradigma científico, além de promover a construção de novos conhecimentos em MBE e fomentar o desenvolvimento de tecnologias leves que tragam inovação ao pensamento médico. O núcleo vem com a visão de tornar a Bahiana uma instituição nacional e internacionalmente reconhecida como promotora da prática clínica baseada em ciência.

Considerando a representatividade da Bahiana no campo da medicina baseada em evidências e o potencial desse assunto de germinar uma revista de sucesso, foi idealizada a primeira revista médica brasileira voltada para esse tema: Journal of Evidence-Based Health Care. O corpo editorial foi escolhido para congregar, de forma acadêmica, os principais nomes nacionais associados à Medicina Baseada em Evidências. Essa revista será a principal forma de comunicação científica do centro.

Histórico Bahiana x MBE
A Bahiana foi pioneira no Brasil ao ser uma das primeiras escolas médicas a criar uma disciplina obrigatória dedicada ao conhecimento da Medicina Baseada em Evidências. Há 10 anos, surgia a disciplina Raciocínio Clínico Baseado em Evidências (RCBE), desde então ministrada pelo prof. Luís Correia aos alunos do sexto semestre, e, nos últimos dois anos, também com a participação da prof. ª Alessandra Caldas.

Aliado a isso, inúmeras iniciativas vêm sendo desenvolvidas, como a criação do Blog Medicina Baseada em Evidências, hoje com 2,3 milhão de acessos, parcerias internacionais (Estados Unidos, Alemanha, Itália), a iniciativa Choosing Wisely na Bahiana, a criação do grupo de pesquisa em MBE, ligado à pós-graduação da Bahiana, entre outras.

Percebendo esse contexto e a existência de uma massa crítica de atividades e pessoas, a Bahiana lança o Centro de MBE, a fim de organizar e potencializar essas ações, dando visibilidade nacional e internacional às iniciativas da instituição.

Webconferência
Para acompanhar a webconferência, siga estes passos:

Computador/Notebook
- Acessar este link
- Preencher com seu nome completo o campo abaixo de "Não tenho uma conta" e clicar no botão "Entrar"

Dispositivo Móvel
- Fazer o download do Mconf-Mobile, disponível para Android e iPhone, clicando no link abaixo.
- Android
- iPhone
- Caso solicite pode aceitar a instalação do app Adobe Air.
- Abra o aplicativo e digite a URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rutecedetebahiana
- Clique no botão >.
- Pronto, agora vai abrir o navegador do seu celular e será preciso preencher com seu nome completo o campo abaixo de "Não tenho uma conta" e clicar no botão "Entrar".