Bahiana participa da sexta temporada do ParaPraia em Arembepe

O projeto de banho de mar assistido contou com a participação de alunos, profissionais e professores da Bahiana e da comunidade externa.

A praia de Arembepe foi o cenário do ParaPraia. A ação promoveu esporte e lazer adaptados através do banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de janeiro, das 8h às 12h, na Praia da Praça dos Coqueiros, ao lado do Gabriella Café.

A iniciativa contou com a assistência de professores e alunos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, bem como de vários profissionais da comunidade externa por meio do voluntariado, atendendo 52 banhistas, no total.

A professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da Bahiana, Luciana Bilitário, relata que os primeiros voluntários eram professores e alunos do curso de Fisioterapia e que, no decorrer do tempo, foram incluídos mais cursos, como Educação Física, Psicologia, Enfermagem e Medicina. Hoje há representantes de todos os cursos da Bahiana, além de alunos, profissionais e professores de outras instituições. Tendo assim, um misto de voluntários.

Luciana destaca que, desde o início do projeto, a ideia é promover o banho assistido de forma responsável e segura: “... nosso papel continua sendo garantir segurança técnica para todas as pessoas que irão entrar no mar”. Segundo a professora, há também a quebra de paradigmas e barreiras quanto à acessibilidade, já para os alunos e ex-alunos da Bahiana é agregador participar da prática de lazer, que se diferencia das vivências em sala de aula.

O voluntário e estudante de Odontologia da Bahiana, Gabriel Almeida, diz ter participado de um momento engrandecedor por “poder ajudar quem passa um ano esperando o projeto ou quem fica até décadas sem ir à praia”. Ele complementa que participa da ação há dois anos: “eu conheci o projeto através da minha namorada, ela faz Fisioterapia na Bahiana e me trouxe para cá, e agora eu trouxe um amigo para ajudar também. Gosto muito e indico para todas as pessoas que queiram se voluntariar”, finaliza.

Claudenai Santos, voluntária, conta que soube do ParaPraia por meio de uma amiga: “me inscrevi e fui chamada para atuar aqui em Arembepe”. Ela declarou que gostou muito de poder facilitar o banho de mar para pessoas que não podem usufruir desse lazer constantemente por falta de acessibilidade.

Para Jorsan Santos, que fez parte da produção do evento, o projeto é incrível, uma vez que busca atender à demanda de esporte e lazer inclusivos. O banhista Wilson Faustino elogia a proposta: “tomar um banho de mar assistido através do ParaPraia é sensacional. Eu recomendo!”.

O ParaPraia é fruto de uma parceria público-privado entre a EBMSP, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) da Prefeitura de Salvador e instituições privadas. Ainda conta com o apoio de salva-vidas e guardas municipais. Os próximos dias do evento serão nos dias 26 de janeiro e nos dias 09, 16 e 23 de fevereiro, sempre das 8 às 12h, na praia da Boa Viagem.

Confira a galeria de fotos.