Notícias

Notícias

Secretário Estadual da Saúde ministra aula inaugural do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana

Palestra abordou os avanços de desafios para o sistema público de saúde.

compartilhe

"Pesquisa Acadêmica na Bahia: avanços e desafios para o Sistema Público de Saúde". Este foi o tema da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, proferida pelo Secretário Estadual da Saúde, Dr. Fábio Vilas-Boas, na manhã do dia 15 de fevereiro, no Campus Cabula.

Em sua fala, o gestor público, que é também médico e pesquisador, abordou a política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde, apresentou eixos temáticos de prioridades de pesquisas do Ministério da Saúde e explicou como os pesquisadores baianos podem contar com o auxílio da secretaria no desenvolvimento de seus trabalhos.

 

      

A mesa de abertura contou com a presença do palestrante convidado e dos pró-reitores de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes e de Pesquisa e Inovação, prof. Dr. Atson Fernandes, além da coordenadora dos programas de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, a prof.ª Dra. Ana Marice Ladeia, e do coordenador do Mestrado em Tecnologias em Saúde, o prof. Marcos Almeida. Também estiveram presentes a pró-reitora de Extensão Carolina Pedroza e a coordenadora do programa de Mestrado Profissional em Psicologia, persidade e Saúde prof.ª Dra. Mônica Daltro.

"A Bahiana tem uma tradição muito forte, uma instituição de 67 anos dedicados exclusivamente à área da saúde, porém, em plena parceria com todas as áreas do conhecimento – educação, tecnologia, inovação – porque temos a consciência de que a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade é que dão o tom desse momento, quando a gente discute a educação no sentido das transformações sociais", declarou prof. Atson Fernandes.

 

      

A programação também contou com a apresentação dos programas de mestrado e doutorado em Medicina e Saúde Humana e mestrado em Tecnologias em Saúde, realizadas pelos professores Ana Marice Ladeia e Marcos Almeida, respectivamente.

Ao final, os professores e o secretário Fábio Vilas-Boas participaram de um bate-papo com a plateia. "Fico feliz de estar na Bahiana, de onde saem grandes profissionais da saúde de nosso estado.  Muitos dos estudos que vêm sendo conduzidos aqui na Bahiana têm produzido real impacto na saúde pública da Bahia", declarou o secretário.
 



Confira a galeria de fotos.