Bahiana realiza XI Seminário do Internato Médico

Evento foi marcado por grande participação dos alunos.

Estudantes, professores e palestrantes participaram do XI Seminário do Internato Médico da Bahiana, organizado pela professora e coordenadora do curso de Medicina, Dra. Ana Verônica Mascarenhas e pelo professor Dr. Dilton Mendonça. O evento aconteceu no dia 26 de abril, das 14h às 18h, nos Auditórios I e II do Campus Cabula, e contou com grande participação dos estudantes.

Os semestres foram divididos em dois blocos com programações distintas para melhor atender às necessidades dos alunos. Os 9º e 10º semestres foram alocados no Auditório I, o foco para esse grupo foi debater questões relacionadas à saúde mental do estudante de Medicina. Já para os 11º e 12º semestres, procedimentos éticos, administrativos e financeiros referentes à prática profissional constituíram o eixo das discussões no Auditório II.

Turma 1: 9º e 10º semestres

A programação para os 9º e 10º semestres foi dividida em dois painéis: “Saúde Mental e Autocuidado do estudante no internato e na atividade médica”, com a coordenação da professora Sandra Lúcia Santos; e “Temas controversos na prática médica: Aspectos éticos e legais”, com a coordenação da professora Ceuci Nunes.

Os debatedores foram os professores André Carvalho, Luiz Queiroz e Dr. Raimundo José Pinheiro. Para o professor e médico Luiz Queiroz, a temática é importante porque o curso de Medicina tem o estigma de que é difícil: “O estudante traz para si essa ideia de sofrimento, além da pressão familiar e social que sobrecarrega, realmente, o aluno que precisa lidar com isso. A discussão sobre como ter saúde mental desde o cuidado com a dieta, exercício físico, sono etc., ajuda nessa questão”.

A Dra. Ana Verônica esteve presente durante as atividades desse bloco e salientou que a 11ª edição do Seminário do Internato Médico, além de evidenciar temas de aspectos éticos na prática da medicina, trouxe a reflexão em relação à saúde mental dos estudantes que estão fazendo o internato: “São dois anos muito difíceis, com carga horária densa de quarenta horas semanais, por isso, nos preocupamos com os alunos, já que eles precisam conciliar também outras demandas inerentes ao próprio curso. Discutir esse tema propicia a busca de soluções”.

O estudante do 9º semestre de Medicina, João Mateus, considera esse tipo de iniciativa relevante “já que aborda assuntos significativos e que, muitas vezes, são negligenciados, como é o caso da saúde mental. O Internato é uma fase de mudança, pois é quando ocorre a entrada para o hospital. Doenças psiquiátricas nos estudantes tendem a piorar nesse contexto. O evento nos direciona a um caminho mais saudável”.

Turma 2: 11º e 12º semestres

Os estudantes dos 11º e 12º semestres também tiveram, na grade do evento, dois painéis: “Enfim, Médico! E Agora?”, coordenado pela professora e Dra. Eliana de Paula Santos; e “Dilemas éticos na prática médica: aspectos éticos e legais”, sob a coordenação do professor Dilton Mendonça. Os palestrantes Dr. Pedro Bahia, Dr. Orlando Tavren e Dr. Pedro Platon, além dos debatedores professores Otávio dos Santos, Júlio César Vieira, Eliana de Paula Santos e Dra. Marina May Cedro, que compuseram as mesas de explanação.

A professora Dra. Eliana de Paula Santos comenta que o Seminário do Internato Médico é uma oportunidade para debater conteúdos de relevância para a categoria médica, de acordo com o mercado de trabalho, “por isso, é sempre um grande prazer participar”. Eliana destaca ainda que a presença de palestrantes experientes e renomados incrementa o aprendizado dos alunos.

Segundo o professor Dilton Mendonça, que integrou a mesa de explanações no auditório II, o objetivo principal dessa ação anual é aproximar os acadêmicos do cenário prático da profissão: “Para o grupo do quinto ano de curso, os enfoques são as questões ligadas à prontuários, humanização em saúde e autocuidado. Já com o grupo do sexto ano, discutimos situações inerentes à atividade em si como as formas de inserção no mercado e de contratação, dinâmicas de plantões, relação com o paciente, entre outros”.

Ariel Machado, estudante do 11º semestre, avaliou, de forma positiva, a ocasião: “Medicina já é uma área bastante ampla, contudo, ainda é preciso entender aspectos administrativos e do direito que são necessários para o exercício das atividades do médico. São áreas com as quais não temos tanto contato. Em razão disso, é fundamental aproveitar esses momentos”.

Confira a galeria de fotos.