Bahiana recebe estudantes para o programa Jovens Socorristas

A segunda edição da iniciativa contou com a participação de 44 estudantes do Ensino Médio.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu 44 estudantes do Colégio Nossa Senhora da Conceição, durante a manhã do dia 11 de maio, sábado, no Campus Cabula, para a segunda edição do programa Jovens Socorristas. A atividade permite que os alunos do Ensino Médio tenham aulas teóricas e práticas de primeiros socorros relacionadas a quatro circuitos básicos: Vias Aéreas e Corpos Estranhos, Caixa Torácica, Coração e Reanimação Cardiopulmonar – RCP, Sistema Esquelético e Mobilizações e Sistema Tegumentar e Queimaduras.

A ação, que é promovida pelo núcleo de Relacionamento Institucional – RELACI, teve como responsável pelos grupos de monitoria o estudante do sétimo semestre do curso de Medicina, Rafael Lélis. Os monitores dos grupos de Ciências Morfofuncionais e de Primeiros Socorros realizaram apresentações sobre o funcionamento do corpo humano para os alunos que estavam divididos em quatro equipes. Cada circuito foi explanado por 40 minutos.

Ana Carolina Almeida, estudante do segundo semestre de Medicina e monitora do Grupo de Ciências Morfofuncionais – GCM, participou das demonstrações do Sistema Esquelético e Mobilizações e parabenizou o programa: “Dar aula para jovens do Ensino Médio e perceber a empolgação deles é muito gratificante, afinal, passar o conhecimento também é uma forma de aprender mais”. A estudante revela o quanto aprova ocasiões como essa, pois, quando ainda cursava o Ensino Médio, participou do Bahiana por um dia, iniciativa também organizada pelo RELACI. “Hoje posso colaborar por meio de outra perspectiva”, complementa a acadêmica. Já a aluna Larissa da Cunha, 15 anos, destaca a relevância da experiência: “Aprendi bastante graças aos recursos ilustrativos totalmente diferentes dos utilizados em sala de aula. A ação foi incrível!”.

jovem-socorrista-11-05-201913-20190515150853.JPG

Ver todas as galerias