Bahiana por um dia recebe alunos de Feira de Santana

Bahiana por um dia recebe alunos de Feira de Santana
Estudante do colégio CETEB conheceram os cursos de saúde da Bahiana

Na última quarta-feira, 29 de maio, os alunos do colégio CETEB (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia) de Feira de Santana, participaram de mais uma edição do projeto Bahiana por um dia, que tem o objetivo de instruir os discentes profissionalmente, a fim de auxiliá-los em sua escolha para o vestibular, apresentando os cursos de saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Os 32 alunos foram divididos em dois grupos e fizeram um tour pela estrutura do Campus Cabula. No Laboratório Morfofuncional, os graduandos de Medicina e monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais apresentaram explicações sobre os sistemas geniturinário e digestório, musculoesquelético, cardiorrespiratório e neuroendócrino.

A fisioterapeuta Ellen Beatriz contou aos estudantes acerca de sua trajetória profissional, quais as atuações existentes na área de fisioterapia e realizou uma demonstração prática sobre como funciona o equilíbrio do corpo humano.

No Centro Odontológico da Bahiana, a gestora Lísia Oliveira explanou como funciona o atendimento no local e mostrou as instalações da Unidade de Triagem e Urgência (UTU), da área administrativa, do Centro Cirúrgico e dos ambulatórios, onde são feitos os atendimentos aos pacientes. A visita continuou no Laboratório de Biomedicina, onde ocorreu uma atividade prática sobre Microscopia, conduzida pela biomédica Emily Figueiredo.

Claudenir Moreira Machado, diretor do colégio CETEB, expressou a sua gratidão em presenciar os seus alunos participando desse dia de conhecimento sobre diversas profissões: “Gostaria de parabenizar o programa da Bahiana, pois é maravilhoso.  Acredito que toda escola de Ensino Médio deveria envolver-se em uma ação como essa. É um momento muito enriquecedor para os estudantes. É preciso que essa turma tenha acesso ao máximo possível de informações sobre a universidade e as profissões e esteja inserida nesse espaço acadêmico, que também possui um ambiente profissional, com clínicas e laboratórios, pois é muito enriquecedor”.
A professora de Enfermagem Cristiane Magali promoveu uma atividade lúdica sobre o cuidado e relatou acerca do curso de Enfermagem e suas vertentes de trabalho. Os estudantes finalizaram o dia com a psicóloga Lorilay Farias, que compartilhou sobre o curso de Psicologia da Bahiana e fez um jogo de mitos e verdades da Psicologia.

A aluna, Iasmim Lima, do 3º ano do Ensino Médio do colégio CETEB, contou como foi a sua experiência com o Bahiana por um dia: “Eu estou apaixonada pela Bahiana. Sempre gostei de Medicina e da área de saúde, e conhecer os cursos e a estrutura dessa faculdade fez com que eu me apaixonasse ainda mais. Achei tudo bem interessante. Gostei de como os monitores de Medicina explicaram sobre o corpo humano e gostei também das atividades dinâmicas feitas pelos professores dos outros cursos. ”

bahiana-por-um-dia-colegioceteb6-20190605114721.JPG

Ver todas as galerias