Cerimônia marca lançamento do "Dicionário Técnico: Equipamentos Médicos e Tecnologias aplicadas à Saúde"

Evento foi realizado por meio de parceria entre a Bahiana e o IFBA.

Nomes de equipamentos médicos e vocábulos de fisioterapia, lavanderia hospitalar, medicina nuclear, odontologia e oftalmologia são alguns dos termos linguísticos da área da saúde abarcados pelo “Dicionário Técnico: Equipamentos Médicos e Tecnologias aplicadas à Saúde”, dos professores Cláudio Reynaldo Barbosa de Souza e Andrea Borges de Souza, lançado no Campus Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no dia 17 de maio. A cerimônia de lançamento contou com a presença do professor Marcos Almeida, coordenador do Programa de Mestrado em Tecnologias em Saúde da Bahiana, do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, Atson Fernandes, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, Dra. Vanessa Mendes Santos, do diretor-geral do Polo de Inovação Salvador (Unidade especial do IFBA voltada para P, D & I e serviços tecnológicos), Handerson Leite, e do superintendente de Desenvolvimento Científico da SECTI, Dr. Washington de Jesus Sant'anna da Franca Rocha. A solenidade foi fruto de uma parceria da Bahiana com o Instituto Federal da Bahia (IFBA).

A obra dos professores Cláudio Reynaldo Barbosa de Souza e Andrea Borges de Souza traduz-se em um guia prático e atual, com grande aplicabilidade para o meio profissional. No dicionário, o leitor poderá encontrar, de forma rápida, o significado das nomenclaturas dadas aos equipamentos e procedimentos realizados, tanto por médicos e enfermeiros quanto por funcionários que trabalham em uma unidade hospitalar.

"Os termos encontrados no dicionário demonstram uma busca minuciosa dos termos e procedimentos utilizados na área de saúde, sendo imprescindível para o acesso rápido aos seus significados, com uma descrição direta e sem deixar de abordar todos os detalhes necessários para seu entendimento", descreve no prefácio do livro David Sadigursky, mestre em Ortopedia, pela Universidade de São Paulo (USP), e professor de Ortopedia nas Faculdades de Medicina da FTC e UNIFACS. A obra conta ainda com um texto de apresentação do prof. Marcos Almeida.