Bahiana realiza IV Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Profissionais, professores e estudantes do curso de Psicologia debateram as novas configurações do Trabalho e a Saúde do Trabalhador.

Profissionais, professores e estudantes do curso de Psicologia se reuniram, das 8h às 13h, do dia 7 de junho, para debater as novas configurações do Trabalho e a Saúde do Trabalhador, tema do IV Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Bahiana. O evento aconteceu no Auditório III do Campus Cabula.

A orquestra NEOJIBA abriu o evento com uma apresentação. Logo em seguida, Sylvia Barreto, coordenadora do curso de Psicologia, discursou sobre a importância de oferecer uma perspectiva atual das relações de trabalho entre a precarização e a flexibilidade observadas no cenário vigente. “Todas as discussões que se relacionam à saúde do trabalhador contribuem muito para a formação de estudantes e profissionais. Para os estudantes, é possível associar a teoria à prática, principalmente”, avalia a coordenadora.

O professor do Instituto de Psicologia da Universidade Del Valle (Colômbia), Erico Rentería Pérez, apresentou a Conferência “Novas configurações do trabalho: flexibilidade ou precarização?”. Sobre o evento, o professor salienta: “Refletir questões pertinentes, que se diferenciam das que são debatidas em sala de aula, amplia a visão dos estudantes e melhora a formação profissional”.

Após a Conferência, os “Novos desenhos organizacionais: repercussões cotidianas na saúde dos trabalhadores e das empresas” foi o tema da Mesa-Redonda composta pela médica do trabalho, Monalisa Nobre, e pelas gestoras de Recursos Humanos do Laboratório SABIN, Tatiana Ferraz, e do Setor Jurídico da Bahiana, Sara Saraceno. A professora Myla Arouca fez a mediação e o encerramento da Mesa.

A coordenadora do evento, professora Dra. Eliana Edington, destaca que o IV Encontro de Psicologia Organizacional do Trabalho criou espaços para discutir o mundo do trabalho e a formação acadêmica: “Essas discussões são necessárias porque vivemos muitos dilemas e desafios que impactam diretamente a vida do trabalhador”.

Luiza Ribeiro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, esteve presente no encontro e reforçou a pertinência dos temas abordados: “Apontar assuntos que estão alinhados com o contexto social, político e econômico atuais para um público formado, em sua maioria, por jovens, é bastante significativo. Esse cenário influencia totalmente as relações de trabalho, por isso, é preciso acompanhar essas mudanças”.

Já a estudante Quésia Dias, do 7º semestre de Psicologia da Bahiana, revela que o evento a auxiliou no desenvolvimento das competências profissionais. Ela ressalta ainda que “a saúde do trabalhador afeta toda a cadeia produtiva do trabalho. Com isso, os aspectos da Psicologia Organizacional se tornam um campo vasto para a troca de conhecimento. Por meio desses encontros, podemos pensar em estratégias de enfrentamento a essas novas demandas organizacionais”.