Estudantes do Colégio Vitória-Régia participam de passeio pela Bahiana

Estudantes do Colégio Vitória-Régia participam de passeio pela Bahiana
Ação possuiu o objetivo de apresentar os cursos de saúde

O projeto Bahiana por um dia continua a todo vapor. Na última quarta-feira, dia 7 de agosto, os alunos do Colégio Vitória-Régia conheceram os cursos de graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no Campus Cabula. A atividade teve foco na orientação profissional e em apresentar como funciona o mundo universitário.

Os graduandos em Medicina e monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais promoveram, no Laboratório Morfofuncional, uma rodada de aulas sobre alguns sistemas do corpo humano, como o cardiorrespiratório e o musculoesquelético.

André Batista, coordenador de disciplina do Vitória-Régia, acompanhou os alunos e expressou a relevância dessa visita para a escolha da profissão: “Eles estão no último ano do ensino médio e passam por muita ansiedade e dúvidas para decidirem qual carreira seguir. Diante disso, esse programa da Bahiana ajuda a esclarecer muitos questionamentos sobre o que é o ambiente universitário e como funcionam as profissões da saúde”.

Conhecida por seu atendimento especializado e de qualidade, a Clínica Odontológica foi apresentada aos alunos pela gestora Lísia Oliveira, que mostrou a estrutura do local e explicou como funcionam os procedimentos médicos, como triagem e consultas.

O passeio continuou em uma das salas do curso de Educação Física, onde o professor Paulo Rodrigo Santos fez uma atividade de relaxamento e alongamento, explicou como a prática de exercícios físicos é essencial para o bom funcionamento do corpo e contou como esse momento de compartilhar conhecimento sobre a área da saúde é importante: “O Bahiana por um dia é o primeiro passo para expor a esses alunos o mundo cheio de oportunidades que é a vida acadêmica. A profissão de educador físico é repleta de possibilidades de atuação e é incrível mostrar isso e ver o grande interesse deles pela área da saúde”.

A fisioterapeuta Eulália Barros iniciou o bate-papo dando exemplos de campos de atuação da fisioterapia, como bucomaxilofacial, dermatofuncional e esportiva e depois demonstrou como identificar ossos e músculos. Em seguida, a psicóloga Lorilay Farias realizou um jogo de mitos e verdades da psicologia e descreveu a estrutura curricular da graduação da Bahiana.

Anna Karolina Alves, aluna do terceiro ano do Vitória-Régia, expressou seu sentimento pela tarde que passou na Bahiana: “Eu penso em fazer Medicina. Foi fundamental vivenciar tudo isso e conhecer esse espaço acadêmico. Sinto-me grata por esse momento”.

O dia terminou com uma atividade de microscopia no Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas realizada pela biomédica Emily Figueiredo.

bahiana-por-um-dia-colegio-vitoriaregia07-08-20198-20190813095111.JPG

Ver todas as galerias