Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Sexta edição do Fórum CAJU debate relevância da atividade artística na sociedade

compartilhe

Sexta edição do Fórum CAJU debate relevância da atividade artística na sociedade
Encontro tem como propósito promover a saúde mental na juventude soteropolitana.

Arte, cotidiano e (re)existências: faça você mesmo. Com essa temática, o VI Fórum CAJU trouxe este ano discussões acerca da cultura e de como artistas baianos estão utilizando seus trabalhos para lutar por causas sociais. O encontro, idealizado pelo Centro de Atenção às Juventudes (CAJU), aconteceu no dia 29 de agosto, no Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O fórum começou ao som do clipe musical “Emicida – AmarElo (Sample: Belchior – Sujeito de Sorte) part. Majur e Pabllo Vittar”, que deu abertura para uma reflexão sobre como o cenário artístico brasileiro influencia na luta por sobrevivência da população. O coordenador do evento e professor de Psicologia da Bahiana, Fábio Giórgio, expôs por que falar de arte é importante na sociedade atual: “Estamos vivendo muitos retrocessos na conjuntura política do Brasil, e a cultura e a arte são essenciais para nos motivar e nos ajudar a expressar o que sentimos. Tudo isso é uma forma de lutar, de existir e resistir, como é a proposta do nosso fórum este ano”.

A Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, marcou presença na abertura do VI Fórum CAJU e discursou acerca da relevância de estudar e aprender: “Como pedagoga da Bahiana, realizo essa interação entre saúde e educação, e esses jovens que estão aqui são o futuro do nosso país e precisam, cada vez mais, compreender como a educação é a principal ferramenta para a transformação social”.

Diversos palestrantes contemplaram a programação do encontro. A doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e criadora de conteúdo Lorena Ribeiro apresentou o seu projeto literário “Passos entre Linhas” e explicou como se constitui sua atuação social por meio da literatura: “É muito gratificante participar deste evento, pois esse espaço é uma oportunidade de falar sobre escritores e escritoras negros, que é uma das minhas linhas de trabalho e discutir como a representatividade da cultura negra é essencial nos ambientes acadêmicos e artísticos de Salvador”.

A riqueza educativa da mesa de debate do fórum foi imensa. O escritor e professor baiano Anderson Shon, conhecido como “O poeta crônico”, contou ao público sua trajetória e experiência com a arte independente e declamou sua poesia “Nós merecemos muito mais”, em que manifesta como o os jovens precisam ser valorizados e ter seus diretos respeitados como cidadãos. A mesa de debate também teve a participação do poeta, ator e educador social Carlos Santos Luz, que compartilhou como a arte é uma filosofia de vida e precisa fugir das limitações e expandir com foco em agregar a diversidade presente na sociedade.

Após a roda de debates, o grupo Sem Limites realizou uma performance musical e teatral sobre desigualdade social, racismo e machismo no Brasil. Convidados, como os membros da Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (REPROTAI), jovens aprendizes da Bahiana e alunos da rede pública estiveram na sexta edição do fórum CAJU. O estudante Paulo Araújo, do primeiro ano do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, compartilhou a sua visão sobre o encontro: “Eu gostei muito de tudo que assisti aqui hoje. A apresentação artística e a conversa sobre literatura me fizeram refletir bastante sobre o mundo em que vivo”.

Diversos estudantes da Bahiana participaram da organização do evento. O graduando do quarto semestre de Psicologia, Antônio Weber, relatou como esse encontro agrega para a sua formação acadêmica e profissional. “É muito significativo estar como organizador em um fórum como esse, pois aqui o jovem realmente possui um lugar de fala na construção de todo o projeto e isso é engrandecedor”.

O encontro seguiu com oficinas de fanzine, teatro do oprimido, grafite e serigrafia. As oficinas objetivaram o desenvolvimento artístico dos jovens, por meio da criação de obras democráticas e inclusivas. O professor e arte-educador Ives Quaglia, que ministrou a aula de serigrafia, também expôs seus instrumentos musicais durante o dia. Ao final do evento, os jovens pintaram um mural encantador que definiu exatamente a essência do VI Fórum CAJU: um movimento cultural no qual cada um fez a sua própria arte como forma de resistência.

forum-caju-2019-bahiana-20190904161242.jpg

forum-caju-2019-bahiana-20190904161242.jpg

Ver todas as galerias