DEA é apresentado em cerimônia no Campus Brotas

Projeto Reanima visa habilitar comunidade Bahiana para atenção aos primeiros socorros.

Colaboradores, estudantes e professores da Bahiana participaram, na manhã da última segunda-feira, 23 de setembro, da cerimônia de apresentação do Desfibrilador Externo Automático, conhecido popularmente como DEA, que aconteceu no pátio do Pavilhão de Aulas do Campus Brotas. A ação é resultado do projeto Reanima, liderado pelo professor da Bahiana e diretor médico da Bahiana Saúde, Dr. Humberto Castro Lima, em conjunto com a chefe de Enfermagem da Bahiana Saúde, Ana Paula Monteiro, e com os professores Pedro Flávio, Luiz Agnaldo, Rita Carvalho, André Zimmerman, Luiz Eduardo Fonteles Ritt e Marcos Andrade. Na ocasião, os participantes puderam assistir a um vídeo sobre primeiros socorros a pacientes com parada cardiorrespiratória, sob as orientações do professor do curso de Medicina Luíz Eduardo Fonteles Ritt.

A cerimônia teve como surpresa uma encenação que simulou o atendimento com o DEA a uma parada cardíaca em um dos colaboradores da instituição. Participaram da cena os colaboradores José Almeida Filho, José Hélio dos Santos, Airton Jerônimo da Silva, Raquel Xavier, Patrícia Araújo e Paulo Henrique.
"É uma necessidade ética e moral de todo ser humano cuidar do próximo, e uma das comprovações que temos de evidência científica que pode salvar a vida das pessoas é a utilização do Desfibrilador Externo Automático – DEA. Embora possamos vê-lo em locais de grande movimento, como os aeroportos, as pessoas não estão preparadas para utilizá-lo e nós, como uma escola de saúde, precisamos capacitar todo mundo que circula em nossas dependências para saber como usar o equipamento", declarou o Dr. Humberto Castro Lima Filho.

Reanima

O diretor da Bahiana Saúde conta que, há cerca de um ano, o grupo de professores e colaboradores envolvidos vem discutindo a implantação do DEA, definindo o local onde seria instalado, tanto no Campus Brotas quanto no Campus Cabula, e como seria a capacitação das pessoas que compõem a comunidade Bahiana: "A ideia é que todo mundo esteja preparado para atender o paciente que perca a consciência e venha a ter uma parada cardíaca", afirma.

Durante toda a semana (de 24 a 27 de setembro), as Ligas Acadêmicas de Emergências Clínicas (LAEC) e de Emergência Pré-Hospitalar (LAEPH) e os monitores do programa de Primeiros Socorros da Bahiana estarão, das 11h às 12h, no pátio do Pavilhão de Aulas do Campus Brotas habilitando estudantes, professores e colaboradores interessados em aprender a utilizar o DEA e os procedimentos de primeiros socorros.

Confira a galeria de fotos.