Curso de Educação Física realiza IV Fórum de Atividade Física, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Evento trouxe para a Bahiana professores e pesquisadores baianos e de outros estados.

Um público diversificado de estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas de educação física e fisioterapia esteve reunido, durante todo o dia 21 de setembro, no auditório do Centro de Convenções do Campus Cabula, para participar do IV Fórum de Atividade Física, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, uma iniciativa do curso de Educação Física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Com o tema "Utilização de tecnologias nos esportes, na atividade física e na saúde", o evento teve como abertura o Simpósio "Da reabilitação ao alto rendimento: um olhar para a tecnologia no controle de variáveis no exercício", coordenado pelo professor da Bahiana Me. Ciro Oliveira Queiroz, com a participação dos professores Me. Francisco Tiago Oliveira de Oliveira, que abordou o tema "Aplicação de tecnologias na reabilitação cardíaca, e Leandro Silva, com o tema "Fibrilação artrial e exercício físico em atletas e cardiopatas: qual abordagem diante dessa arritmia?".

O segundo simpósio, coordenado pelo prof. Me. Paulo Rodrigo Aristides, trouxe o tema principal "Adaptações músculo-tendíneas ao exercício físico, do tecido saudável ao patológico", com exposições do professor Vinícius Galvão sobre "Prevenção de lesões músculo-tendíneas: da avaliação à prescrição" e da fisioterapeuta e pesquisadora Mariana Barcellos Machado, com o tema "Tratamento das lesões músculo-tendíneas: aplicações tecnológicas e evidências atuais”.

O fórum também trouxe para a instituição importantes nomes da área, como o professor e pesquisador Richard Diego Leite, que proferiu a conferência "Métodos de prescrição contínua e intermitente e adaptações musculares ao treinamento".

No turno da tarde, os inscritos puderam participar de três minicursos, e a programação foi encerrada com a conferência "Atividade física, comportamento sedentário e seus desfechos na saúde da mulher, com o professor Francisco José Gondim Pitanga. A programação foi encerrada com o lançamento do livro "Educação Física na saúde da mulher", de coautoria do coordenador do curso de Educação Física da Bahiana, prof. Dr. Clarcson Plácido Conceição dos Santos, e do prof. Me. Ciro Oliveira Queiroz.

"Este ano, nós oportunizamos a discussão de temáticas com diferentes abordagens, visto que o nosso foco central, nessa edição, foram as tecnologias na área da atividade física e ciências do esporte. O destaque foi a possibilidade que tivemos de trazer professores de fora para tratar de abordagens focadas nas tecnologias, mediando toda a parte que envolve o controle do exercício físico em diferentes populações", ressalta o prof. Clarcson.

Segundo ele, o fórum possibilitou que tanto os alunos da Bahiana como outros profissionais já formados pudessem ampliar as discussões voltadas para o tema central.  "Isso faz com que possamos avançar nos preceitos conceituais de aplicabilidade em relação à ciência do esporte e, sobretudo, também discutir o emprego da prática baseada em evidência. Reforçamos, com isso, a ideia de que a tomada de decisões baseadas nos achados com maior evidência científica da literatura reforçam a nossa prática, o nosso dia a dia e otimizam o resultado da atividade física", finaliza.