Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

XIX Fórum de Pesquisadores da Bahiana abre atividades científicas da XIX MCC

compartilhe

XIX Fórum de Pesquisadores da Bahiana abre atividades científicas da XIX MCC
Evento contou com a apresentação de trabalhos e entrega de prêmios

"Precisamos parar de reproduzir e passar a criar novas soluções. A pesquisa é o principal instrumento para produzir conhecimento". Declarou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, professor Atson Fernandes, na solenidade de abertura do XIX Fórum de Pesquisadores da Bahiana, atividade de abertura da XIX Mostra Científica e Cultural da Bahiana, que aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro no Campus Cabula, reunindo centenas de estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do estado.

A mesa de abertura também contou com as participações da pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, professora Maria de Lourdes Freitas Gomes, na ocasião representando a reitora da instituição Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, da pró-reitora de Extensão, professora Carolina Pedroza, e do coordenador do Mestrado em Tecnologias em Saúde, professor Marcus Almeida. "Este é um evento que traz sempre uma possibilidade de discutirmos a pesquisa, de reunirmos toda a nossa comunidade científica e de colocar em conjunto as atividades que viemos realizando nesse âmbito. É muito importante para quem publica, quem escreve, pois ganha aqui maior visibilidade", destaca Maria de Lourdes.

Na ocasião, o professor Atson Fernandes realizou a apresentação "Sistema Bahiana de Pesquisa e Inovação: um panorama da PD&I na Bahiana"; o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Inovação (NUPI) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, Amâncio José de Souza, apresentou o estudo "Biologia de Sistemas: uma nova forma de abarcar a biologia e a medicina", e a coordenadora do programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, Ana Marice Ladeia apresentou o trabalho “Avaliação de um Projeto de Intervenção na merenda escolar sobre a saúde de crianças e adolescentes no sertão da Bahia”, que, recentemente, foi destaque no Planetary Health 2019, realizado na Universidade de Stanford (Califórnia), nos Estados Unidos.

Premiações
Este ano, o Fórum de Pesquisadores premiou, mais uma vez, o Grupo de Doenças Cardiovasculares, liderado pelo professor Dr. Armênio Guimarães, ao lado da professora Dra. Ana Marice Ladeia, como Grupo de Pesquisa do Ano na categoria Grupo Consolidado. O grupo Neurociências, Emoção, Cognição e Comportamento, coordenado pelo professor pesquisador Gustavo Marcelino, também recebeu a premiação na categoria Grupo em Consolidação, e o professor Luís Cláudio Correia foi agraciado com o prêmio Professor Humberto Castro Lima, que reconhece o melhor professor pesquisador do ano.
“A Pesquisa no Âmbito da Bahiana” foi o título da Sessão de Painéis, que reuniu dezenas de trabalhos de grupos de pesquisa da Bahiana e de outras instituições de ensino e pesquisa da Bahia.

Oficinas
No primeiro dia de atividades, também foram realizadas as oficinas: “Desenvolvendo estratégias de autorregulação: mindfulness, conhecimento emocional e auto-hipnose”; “Educação financeira para todos”; “A ilustração e o despertar da criatividade”; “Ruídos ativos: encontros em fragmentos amorosos” e “Oficina de elaboração e atualização de currículo Lattes”.

bahiana-mcc-ix-forum-pesquisadores-08-10-20193-20191021162012.jpg

bahiana-mcc-ix-forum-pesquisadores-08-10-20193-20191021162012.jpg

Ver todas as galerias