3ª GINBAH proporciona aprendizado com diversão

3ª GINBAH proporciona aprendizado com diversão
A gincana integrou calouros, veteranos e professores do curso de Medicina da Bahiana.

Com jogos, dinâmicas e muita animação, a terceira edição da Gincana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – GINBAH foi realizada no dia 19 de outubro, no Campus Cabula. Em pontos estratégicos, estudantes do curso de Medicina monitoraram, direcionaram e avaliaram as equipes Amarela, Verde, Azul e Vermelha. A professora Maria Suzana Araújo, coordenadora do Laboratório Morfofuncional, orientou as atividades e os desafios propostos em conjunto com os professores André Zimmerman e Adson Figueiredo, docentes do componente curricular de Primeiros Socorros.

No período da manhã, aconteceram os desafios de Caça ao Tesouro, Jogo dos Erros, Prova dos 9 e Circuito. Já pela tarde, as provas denominadas “Escola Bahiana de Belas Artes” e “O último passageiro” foram realizadas. Além dessas atividades, ocorreu uma prova surpresa em parceria com o SALVAR (Corpo de Bombeiros). A prova consistia em uma simulação de atendimento presencial hospitalar de emergência com vítimas de acidente de trânsito. Por fim, a “Copa GINBAH”, estruturada em seis etapas, foi concluída pelas equipes.

Para o professor André Zimmerman, a gincana, que foi criada há três anos, tem o objetivo de integrar as disciplinas de Primeiros Socorros e de Anatomia, sendo promovida por estudantes e professores do curso de Medicina. “A atividade mobiliza calouros, que compõem as equipes coloridas, e veteranos, que são monitores dos componentes curriculares Ciências Morfofuncionais e Primeiros Socorros, além de contar com o apoio dos professores do curso”, detalha o discente.

O veterano Marlon Roberto Santos, estudante do terceiro semestre de Medicina e monitor do grupo de Ciências Morfofuncionais, pondera que a gincana é a oportunidade que os alunos têm de aplicar o conhecimento de uma forma divertida: “Essa iniciativa é muito importante, pois assim, o aprendizado se torna mais leve”.

Arrecadações de mantimentos
Os mantimentos arrecadados na GINBAH serão destinados a instituições parceiras. Ao todo, foram recebidos 1.008 itens entre alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene pessoal.
Alimentos não perecíveis: 815 itens
Água mineral: 26 unidades
Produtos de higiene pessoal: 153 itens
Travesseiro: 14 unidades