Estudantes da Bahiana realizam visita técnica para conhecer desafio do 2º Prêmio Inova+Saúde

Inscrições para a premiação seguem até o dia 18 de fevereiro.

A segunda edição do Prêmio Inova+Saúde segue com inscrições abertas até o dia 18 de fevereiro e, este ano, traz aos concorrentes desafios propostos pelas unidades de saúde Hospital Cárdio Pulmonar, Clínica de Terapia da Dor (CTD) e Hospital Português. Dessa forma, os candidatos devem propor soluções que serão avaliadas pelo potencial inovador dentro do ambiente de tecnologias em saúde. Assim, durante o mês de janeiro, equipes interessadas em submeter propostas ao desafio de melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos por meio de interação, proposto pela Clínica de Tratamento da Dor, realizaram uma visita à unidade.

Participaram da visita estudantes de Medicina da Bahiana, acompanhados da coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a prof.ª Fernanda Ferraz, a diretora médica da CTD, Dra. Agiolina Kraychete, além da psicóloga Emily Pedreira e da assessora de comunicação e marketing, Larissa Tosta, também integrantes da equipe da CTD.

Concorrentes que desejem realizar visitas às unidades proponentes dos desafios poderão fazer o agendamento com o Núcleo de Inovação Tecnológica, por meio do e-mail eneis@bahiana.edu.br, com 48 horas de antecedência às datas das visitas: Hospital Português (10 de fevereiro – tarde); Clínica de Terapia da Dor (11 de fevereiro – tarde); Hospital Cárdio Pulmonar (13 de fevereiro – manhã).

Impressões

"'Cada caso é um caso' é um clichê altamente utilizado na área da saúde, de tal modo que nós, estudantes e profissionais, escutamos isso quase todos os dias, mas nem sempre reconhecemos a essência que esta mensagem transmite. Entretanto, após minha visita à CTD, enxergo este clichê sob uma outra perspectiva. Muitas vezes, podemos pensar que o plano terapêutico de um paciente com dor crônica é uma receita de bolo que se aplica em todos os casos", relatou o estudante do 8º semestre de Medicina, André Luz Freitas de Oliveira Júnior. Segundo ele, com a visita à unidade pôde perceber o quanto cada paciente portador de uma condição especial deve ser reconhecido em sua peculiaridade.

Para Maria Paula Marques Fernandes, estudante do 9º semestre de Medicina da Bahiana, o Prêmio Inova+Saúde oferece a oportunidade incrementar a saúde com iniciativas e tecnologias inovadoras. "Há um pouco mais de um ano, comecei a perceber a importância da tecnologia na área da saúde e o quanto eu tinha vontade de empreender nessa área, mas não sabia como. Foi quando fiquei sabendo do Prêmio Inova + Saúde e aquilo fez muito sentido para mim, afinal sempre tive vontade de estar inserida nesse meio." Ela ressalta que o edital chamou a atenção de seu grupo de pesquisa: "enxerguei, junto ao meu grupo, a oportunidade de, em um desafio, promover ideias com as quais a gente se identificava, e ficamos ainda mais felizes. Afinal, empreender em saúde ou criar projetos como esse é buscar solucionar problemas. E fazer isso sabendo que é possível agregar mais valor à vida das pessoas, não tem preço! Estamos muito felizes em fazer parte de uma faculdade que incentiva programas como esse!"

Também participaram da visita os estudantes de Medicina João Victor Almeida dos Santos (8º semestre) e Vitória Marques Fernandes (9º semestre).