Notícias

Notícias

COMUNICADO SOBRE O CORONAVÍRUS - 14 de MARÇO (atualização 15/3/20 às 16h30)

O Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus da Bahiana comunica as decisões adotadas para se adequar ao novo cenário imposto pela pandemia do coronavírus

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública informa que antecipará o recesso da semana de 20 a 26 de abril de 2020, conhecida como “semana do saco cheio”, para a semana que se inicia nesta segunda-feira, 16 de março de 2020. A EBMSP retomará as aulas na segunda-feira, 23 de março de 2020.

Em linhas gerais, faremos o que sempre fazemos durante o recesso programado. Nossos professores e corpo administrativo trabalharão intensivamente para organizar a nossa escola para enfrentar, se necessário, uma eventual paralização das atividades acadêmicas.

Vamos usar este tempo para que possamos preparar a infraestrutura e conteúdo para manter nossas aulas com suporte tecnológico se a evolução da epidemia exigir o fechamento dos campi. Usaremos este momento para aperfeiçoar e detalhar nosso plano de contingência.

CLIQUE AQUI E ENTENDA POR QUE A BAHIANA TOMOU ESTAS MEDIDAS

1. AULAS DE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
Como no recesso habitual, não haverá aulas durante o período de 16 de março a 22 de março de 2020. As aulas retornarão na segunda-feira, 23 de março de 2020. Qualquer mudança no calendário será comunicada prontamente.

2. MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
O Centro Médico, as Clínicas de Fisioterapia e Psicologia manterão suas atividades com a participação de professores e alunos no mesmo formato da “semana do saco cheio’’. Em caso de dúvida, procurar supervisão pedagógica.

3. CONDUTA EM CASOS DE SÍNDROME GRIPAL
Estudantes, colaboradores, professores e pacientes com quadro de síndrome gripal (caracterizado por febre e mais um sintoma de gripe, como dor no corpo ou garganta e tosse) não devem comparecer à instituição. Devem entrar em contato com o Centro de Operações e Emergência em Saúde Pública pelo telefone 71.3202-1234 ou e-mail coe.sms.ssa@gmail.com. Podem também ligar para o 136, o canal de atendimento do Ministério da Saúde, para buscar orientação de como proceder. O SUS também tem um app que orienta o que fazer, chamado Coronavírus-SUS, disponível para sistemas Apple e Android. 

No surgimento de febre acompanhada de sintomas respiratórios intensos, como falta de ar, buscar atendimento nas unidades de urgência ou emergência. 

A Escola não exigirá atestado médico para ausência de colaborador, professor e aluno inserido nos casos descritos acima. Colaboradores devem avisar ao gestor imediato sobre sua ausência. Professores devem comunicar ao coordenador do curso. Alunos devem informar à supervisão pedagógica.

4. CONDUTA EM CHEGADA DE VIAGEM INTERNACIONAL
Pessoas que chegaram de viagem internacional devem fazer auto quarentena por 7 dias e comunicar à sua coordenação, no início e no final do período. Em caso de surgimento de sintoma no período, seguir o fluxo recomendado pelo Ministério da Saúde.

5. CONDUTA EM CASO DE CONTATO COM PESSOAS INFECTADAS OU SUSPEITAS DE INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS
As recepções dos serviços assistenciais perguntarão sobre sintomas gripais e viagem internacional, oferecerão máscara cirúrgica e orientarão o paciente a se dirigir para unidades de referência.

Profissionais de saúde que inadvertidamente atenderem pacientes que se enquadrem na definição de caso suspeito, sem a paramentação adequada, devem avisar sua coordenação e fazer auto quarentena por 14 dias. O mesmo se aplica a alunos, professores e colaboradores.

CLIQUE AQUI PARA ENTENDER O QUE É CASO SUSPEITO, PROVÁVEL E CONFIRMADO.

6. PROTEÇÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RISCO
Pacientes Imunossupressos e gestantes devem evitar procurar a unidade, a menos em caso de situação inevitável, como pegar receita para tratamento de doença crônica. Neste caso, seu acesso deve ser priorizado e rápido. 

Idosos devem evitar procurar a unidade, a menos em caso de situação inevitável, como pegar receitas para tratamento de doença crônica. Neste caso, seu acesso deve ser priorizado e rápido. 

AS DECISÕES ABAIXO JÁ FORAM ANUNCIADAS E FICAM MANTIDAS

7. ATIVIDADES ACADÊMICAS EM CAMPOS EXTERNOS
A EBMSP está em contato com seus parceiros para avaliar a melhor conduta. Eventuais mudanças nas atividades e cronogramas serão prontamente comunicadas no site, redes sociais e demais canais de comunicação da instituição.
Os alunos em treinamento não devem ser designados para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados.

8. CANCELAMENTO DE EVENTOS PLANEJADOS
Continuam suspensos todos os eventos institucionais que aglomeram pessoas, incluindo congressos, simpósios, cerimônias de formatura, posse e entrega de títulos honoríficos. Em caso de dúvida, entre em contato com a organização do evento.

9. RECOMENDAÇÃO PARA REUNIÕES E BANCAS DE CONCLUSÃO
As reuniões e bancas de conclusão de curso devem ser realizadas com a utilização de ferramentas digitais de comunicação.

10. CANCELAMENTO DE VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Estão suspensas as viagens nacionais e internacionais relacionadas a atividades da instituição.

11. REFORÇO DA HIGIENIZAÇÃO

A EBMSP intensificou seus serviços de limpeza, visando maximizar a eficácia da desinfecção de banheiros e superfícies, como mesas, bancadas, maçanetas, teclados. Nos locais sem acesso a pias, a Escola aumentou o número de frascos de álcool gel, agora disponíveis em todas as salas de aulas e ambientes de circulação.

O momento exige preparo, informação e bom senso. Superaremos esta crise mantendo a serenidade, confiando nas recomendações das autoridades competentes e implementando as medidas necessárias. Unidos pelo sentimento de compaixão, mais do que nunca precisamos seguir os valores que guiam a nossa instituição: Servir; Empreender; Aprender e Ensinar; e Comunicar.

Salvador, 14 de março de 2020.

Comitê COVID-19 da Bahiana 
Dr. Humberto de Castro Lima Filho - Diretor Médico da Bahiana Saúde - Neurologista 
Dra. Ana Veronica Mascarenhas Batista - Coordenadora do curso de Medicina da Bahiana - Infectologista
Dr. Luis Correia - Diretor do Centro de Medicina Baseada em Evidência da Bahiana - Cardiologista
Dr. Tiago Lôbo Pessoa - Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Infectologista
Ana Verena Almeida Mendes - Professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Infectologista
Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani - Reitora da Escola Bahiana de Medicina e Sáude Pública