Trabalhos desenvolvidos por estudantes de Medicina da Bahiana recebem premiação Professor Nelson Barros 2022

As pesquisas foram desenvolvidas no Centro de Distúrbios Miccionais na Infância da Bahiana CEDIMI.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Medicina da Bahiana Samuel Gomes Cardoso e Leonardo Azevedo de Souza, por meio do Centro de Distúrbios Miccionais na Infância da Bahiana – CEDIMI, receberam a premiação Professor Nelson Barros 2020. A premiação foi promovida pela Sociedade Baiana de Pediatria – SOBAPE com o objetivo de destacar as atuações dos acadêmicos de Medicina e residentes de pediatria de várias áreas.

As pesquisas tiveram a orientação dos professores Dr. Ubirajara Barroso, Dra. Glícia Abreu, Dra. Ana Aparecida Braga, Dra. Maria Luiza Veiga e equipe do CEDIMI. O Centro, que é coordenado pelo professor Ubirajara Barroso, é referência nacional na área, sendo o primeiro da Bahia especializado no tratamento de alterações miccionais na infância.

O estudante Samuel Cardoso, junto com a equipe de psicologia do CEDIMI, desenvolveu o estudo “Análise da associação de fatores clínicos e sociodemográficos entre as diferentes apresentações de bexiga hiperativa em crianças e adolescentes”, e recebeu o primeiro lugar na premiação Professor Nelson Barros 2020. Já o trabalho realizado pelo aluno de Medicina Leonardo de Souza, com o título “Avaliação da urofluxometria em pacientes pediátricos com disfunção vesicointestinal submetidos à eletroestimulação parassacral (tens): ensaio clínico randomizado” foi premiado com o terceiro lugar.