Estudantes da Bahiana participam do European Academy of Neurology (EAN)

Os alunos de Medicina apresentarão pôsteres virtuais durante o evento.

A Bahiana será representada por acadêmicos do curso de Medicina no VI Congresso da Academia Europeia de Neurologia (European Academy of Neurology – EAN), que acontece de 23 a 26 de maio e será aberto ao público, sendo via internet. Os trabalhos foram aceitos como pôsteres virtuais, e cada aluno pôde anexar uma narração em inglês associada ao trabalho para que o público possa entender melhor o estudo. A inscrição para assistir às sessões do congresso, que é voltado para neurologistas, neurocientistas e outros profissionais e estudantes da área de saúde, pode ser realizada por meio do site: https://www.ean.org/congress-2020. Os pôsteres poderão ser acessados livremente pelo público inscrito durante os dias do evento.

Segundo o presidente interino da EAN, Cláudio L. Bassetti, “tempos difíceis exigem soluções criativas e corajosas, que também podem abrir novos caminhos para um futuro melhor”. Por isso, levando em consideração o cenário de pandemia do coronavírus, o conselho da EAN optou por realizar o congresso virtualmente, prezando pela segurança de todos. Assim, as atividades da edição de 2020, que estavam definidas para serem realizadas em Paris (França), serão on-line e gratuitas.

Os acadêmicos da Bahiana que apresentarão os trabalhos como autores principais são: Camila Verônica Souza Freire, com o pôster “Scientific integrity of adaptive randomized clinical trials in neurology: a call for critical scientific consumption”; Moisés Santana Oliveira, com o trabalho “Stem cells derived neural tissue with SCN2A mutation, comparative analysis of migration and growth” e Letícia Escorse Requião, que apresentará o estudo “Is thrombolytic treatment a new trend in the management of the acute phase of ischemic stroke?”.

A estudante Camila Verônica Freire, 6º semestre, explica que o trabalho que ela apresentará integra um estudo maior, desenvolvido pelo Brazilian Metascience Research Group, vinculado ao Centro de Medicina Baseada em Evidências da Bahiana, cujo orientador é o professor da Bahiana Luiz Cláudio Corrêa. Os professores da instituição Bruno Gomes, Diego Rabelo e Janine Magalhães também fazem parte do grupo. O tema do pôster é sobre a integridade científica de ensaios clínicos randomizados adaptativos no campo da neurologia. Os estudantes de Medicina da Bahiana Gabriel de Araújo Grisi, Thiago Taniguchi, Larrie Laporte e Mariana Correia Cruz, incluindo o estudante de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Daniel Medina da Silva, também participaram do trabalho.

O estudante Moisés Oliveira conta que o pôster que será apresentado no congresso foi desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Bahiana e do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC). O projeto sobre tecido neural derivado de células-tronco com mutação SCN2A ainda teve o apoio de alguns financiadores, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e foi desenvolvido no Hospital São Rafael. Também fizeram parte da elaboração da pesquisa os estudantes de Medicina da Bahiana Gabriel de Araújo Grisi e Ana Beatriz G. de Almeida.

Já o estudo sobre o tratamento trombolítico no manejo da fase aguda do AVC isquêmico foi realizado por membros da liga acadêmica de neurocirurgia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no entanto, todos os estudantes são da Bahiana. “O trabalho foi realizado mediante uma revisão de literatura de ensaios clínicos publicados sobre o tema”, descreve a estudante Letícia Requião, também do 6º semestre. Os estudantes de Medicina da Bahiana Ana Flávia Paiva Bandeira Assis, Beatriz do Nascimento Garcia Moreno, Lorena Silva dos Reis, Luísa Rodrigues Cordeiro e Roberto Santos de Oliveira Júnior integram a lista de autores da pesquisa.