XII Jornada de Enfermagem ganha edição especial digital

Em formato inédito, jornada discute os avanços tecnológicos na enfermagem.

"O cuidado de Enfermagem na nova era tecnológica" foi o tema que levou mais de cem pessoas a estarem reunidas, por meio de webconferência, na tarde do dia 8 de julho, encontro que marcou a XII Jornada de Enfermagem da Bahiana. Participaram do evento a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, Maria de Lourdes de Freitas Gomes, a coordenadora do curso de Enfermagem da Bahiana, Simone Passos, a professora e coordenadora do evento, Marilaine Matos de Menezes Ferreira, estudantes e professores de diversos cursos da instituição.

As atividades foram abertas com a fala da convidada Jandrice Carrasco de Andrade, mestra em Tecnologias em Saúde, pela Bahiana. Em sua explanação, ela apresentou os avanços tecnológicos na área da educação digital em enfermagem.

As psicólogas Gabriela Strauch Pinto e Naine Morais trouxeram algumas dicas sobre marketing digital voltado para a área da saúde. Para encerrar a tarde de conhecimentos, a professora Marilaine abordou como tema de sua fala o atendimento telepresencial em circunstâncias diversas da pandemia da COVID-19.

Jornada de Enfermagem – História
A Jornada de Enfermagem da Bahiana é um evento anual realizado no mês de maio, com o objetivo de comemorar a Semana de Enfermagem e discutir temas de relevância científica, cultural e política na formação acadêmica e permanente dos discentes e profissionais da enfermagem. Este ano, com o distanciamento social recomendado como medida de prevenção e controle de contágio da COVID-19, não foi possível para a instituição realizar a Jornada no formato presencial. Entretanto, a Coordenação de Enfermagem e a Comissão Organizadora optaram pela manutenção do evento, mesmo em outro período. "Vimos que o cenário atual tem proporcionado a utilização de ferramentas digitais para manter a atualização e conexão com o que tem acontecido em nossa área. Assim, surgiu a ideia de um evento digital interativo", explica Marilaine. "Os temas emergiram deste ‘novo momento’ que estamos vivendo: a educação digital", pontua.

A coordenadora da Jornada destaca o bom feedback dos participantes que expressaram sua satisfação ao final do evento por meio de falas e mensagens no chat da webconferência. "Consideramos que também foi um evento mobilizador no sentimento de pertencimento, onde os discentes puderam fortalecer a identidade com a sua profissão e com a instituição. Persistir na realização do evento significou bastante para todos nós, já que a enfermagem é resiliência e determinação", ressalta.