Responsabilidade Social

Programa Candeal/Prática Interprofissional em Saúde (PIS)

Candeal
A Prática Interprofissional em Saúde (PIS) é um componente curricular que realiza ações extensionistas de Educação em Saúde com foco na prevenção de doenças e agravos e na promoção da saúde, em parceria com instituições, lideranças e equipamentos sociais dos Distritos Sanitários de Brotas e Cabula/Beiru, onde estão localizados os campi da IES. Beneficia diversos públicos: pessoas idosas, crianças; adolescentes; famílias; pessoas com deficiência; pessoas que fazem uso de tabaco; pessoas com hipertensão ou diabetes; gestantes e trabalhadores, além de outros grupos com demandas emergentes.

No início, era chamado de Programa Candeal, pelo fato de suas ações serem circunscritas ao território do Candeal Pequeno, sendo obrigatório para os estudantes de Medicina e considerado atividade de extensão para os demais cursos.  Com o tempo, alinhado ao processo de reformulação de diretrizes curriculares, sobretudo em relação à interprofissionalidade e práticas colaborativas, passou a ser um componente curricular obrigatório para todos os cursos de graduação da instituição.

Seus eixos pedagógicos são: Humanização e Cuidado em Saúde, Processos Grupais, Educação em Saúde, Determinantes Sociais de Saúde, Políticas Públicas de Saúde e Interprofissionalidade.

Vinculado a esse componente, é desenvolvido o Programa Redes Candeal – atividade extensionista com estudantes egressos da experiência acadêmica curricular.