Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

PAZ

Programa de Apoio a Pacientes Portadores de Hiperacusia e Zumbido

compartilhe

Paz Antizumbido

O PAZ é uma iniciativa inovadora que há 10 anos é oferecida à sociedade pelo Centro Médico da Bahiana Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é coordenado por sua idealizadora, a otorrinolaringologista Dra. Clarice Saba, referência nacional no assunto.

Zumbido
Parece algo comum, mas muita gente desconhece as causas e especificidades do zumbido, que é a percepção de sons na ausência de uma fonte sonora física. Diferente do que muitos pensam, ele é um sintoma, e não uma doença. Pode ser causado por inúmeros fatores, tais como:

· perda auditiva parcial;
· condições anatômicas e miofuncionais da face e da arcada dentária;
· postura;
· fatores químicos e metabólicos associados a doenças, alterações sanguíneas e alimentação.

Diante da variedade de possíveis causas, o PAZ oferece à comunidade um atendimento multiprofissional. Após avaliação inicial e audiológica, exames laboratoriais e de imagem, o otorrinolaringologista pode encaminhar o paciente para profissionais de diversas especialidades – medicina interna, gastroenterologista, dentista e ortodontista, nutricionista, psicólogo, endocrinologista, cardiologista ou fisioterapeuta.

Esteja atento(a), pois o zumbido pode ser um alerta para descompensação das doenças metabólicas de grande impacto, tais como: hipertensão, diabetes, dislipidemias, hipotireoidismo, hipertireoidismo etc.

Portanto, o seu tratamento é fundamental para a melhoria dos índices de qualidade de vida da população.