Responsabilidade Social

Bahianescer

Bahianescer

O programa de extensão BAHIANESCER tem por objetivo promover a inserção dos estudantes de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Biomedicina, Psicologia e Fisioterapia no grupo de adolescentes da UBS Mata Escura (Adolescer com Arte).

A experiência garante uma interação entre discentes e comunidade, através da trocas de experiências, discussões e debates relativos a temas diversos que perpassam o “viver a adolescência na Bahia e no Brasil”.

Os encontros estimulam reflexões sobre a formação profissional e a inserção do adolescente no mundo do trabalho, além de dar ênfase ao conceito de saúde para este público.

Agenda de atividades semanal
As atividade são realizadas na comunidade da Mata Escura, voltadas à política de atenção integral a jovens e adolescentes. Diversos temas são discutidos através de estratégias lúdicas, tais como: roda de conversa, chuva de ideias, psicodrama, dinâmicas de grupo. No primeiro ano de programa, foram realizados 18 encontros, que culminaram na apresentação do musical “Periferia: Território dos Anjos” – roteirizado a partir das vivências e discussões promovidas – no Teatro Caetano Veloso (UNEB), no teatro ACOPAMEC (Mata Escura) e na XV Mostra Científica e Cultural da Bahiana. Na XV MCC, o Bahianescer também participou com um stand de experiências exitosas, uma oficina de psicodrama para os estudantes da Bahiana e uma roda de conversa sobre projeto de vida.

O programa Bahianescer foi concebido pelas enfermeiras Rosicleide Freitas (coordenadora), Ana Maria Santos, Aidê Nunes da Silva e Andreia Lima. A motivação surgiu do trabalho desenvolvido pelo agente comunitário de saúde, Lenilson Bento, no Grupo Adolescer com Arte, no bairro da Mata Escura. Aliado ao ideal inovador dos seus idealizadores, o desenvolvimento da parceria tornou-se possível.

A Bahianescer nasceu do acolhimento pela Bahiana da expertise do Adolescer com Arte, cuja essência é trabalhar as potencialidades e os talentos dos jovens para as artes, como estratégia de aproximação a um ambiente seguro e saudável para as discussões e o aprendizado sobre promoção à saúde.