Notícias

Notícias

VI Fórum de Desenvolvimento Profissional traz como tema "Reinventando a sua Carreira"

Evento on-line trouxe como convidados a professora Caroline Feitosa e o diretor de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da Kordsa, Luiz França.

compartilhe

Inspirador e formativo. Assim foi o VI Fórum de Desenvolvimento Profissional realizado no dia 15 de setembro, on-line, via YouTube, e que este ano trouxe como tema "Reinventando a sua carreira". O evento anual promovido pela Bahiana, por meio da Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizado (GEPAP), tem por finalidade sensibilizar os colaboradores quanto à função social da sua profissão e o desenvolvimento de sua carreira na instituição. Este ano, os palestrantes convidados foram a psicóloga, ilustradora, doutora em epidemiologia, professora da Bahiana e coordenadora do Programa Integrado em Educação Científica e Epidemiologia, Caroline Feitosa e o diretor de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da empresa Kordsa, Luiz França.

A programação foi aberta com uma apresentação da gestora da GEPAP, Telma Bastos, ao lado da gestora de Seleção de Desenvolvimento de Pessoas, Allana Machado. Foram então mostradas ações de desenvolvimento referentes ao ano de 2019, a exemplo do treinamento de libras, do seminário das Secretarias, do seminário das Bibliotecas, dos programas de Aprendizes da Bahiana, de Desenvolvimento de Líderes, do programa voltado para Pessoas com Deficiência (PCD) e da iniciativa Estagiários Bahiana. Também foram apresentados dados de apoio ao desenvolvimento e formação profissional, a exemplo do subsídio educação, que atendeu 55 colaboradores das áreas estratégica, operacional, de docência e de tática. Além disso, também foi destacado o número de projeções em carreira dentro da instituição.


“A gente fica muito feliz quando vê essas sementinhas darem lindos frutos. Nosso objetivo é que as pessoas façam o que elas gostam. Fazendo com amor, elas vão fazer muito melhor”, declarou Allana.

Palestras

Mediados pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, prof.ª Luiza Ribeiro, o bate-papo com os palestrantes convidados possibilitou uma rica troca de experiências. O primeiro a dividir com os participantes sua vivência profissional foi Luiz França. "Resiliência é o ponto da jornada da vida e é o que nos torna muito mais fortes", destacou o palestrante ao narrar o início da sua vida em Utinga, interior da Bahia, de onde partiu com a sua família para São Paulo, em busca de melhores condições de vida.

Sobre o desenvolvimento de carreira, ele apresentou o conceito de competência essencial, que é composto de cinco pontos: "Paixão: as pessoas precisam encontrar o caminho para se apaixonar pelo que fazem; Admiração: é preciso fazer coisas que você mesmo admira; Coragem: agir com o coração; Talento: abrangência e profundidade; deve-se integrar a bondade ao mundo. Complementaridade: o trabalho em equipe deve ser valorizado, mas deve-se ver e valorizar o que o outro tem de bom".

A professora Caroline Feitosa trouxe uma apresentação poética, destacando a carreira como um caminho em construção. Ela também dividiu com o público a sua experiência de se reinventar na carreira profissional após ter desistido de um cargo como professora concursada em uma universidade pública para retornar à Bahiana, onde já passou por diversos setores. "Ao longo desses oito anos de instituição, eu me encanto mais a cada dia porque é uma instituição que de fato tem esse olhar para o que é bom no indivíduo e tem esse olhar de desenvolver o indivíduo em suas potencialidades."