Notícias

Notícias

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana celebra 20 anos com evento internacional

Com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da Bahiana, celebração contou com renomados nomes da pesquisa médica em âmbito global.

compartilhe

O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana (PPgMSH) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública completou 20 anos com uma programação on-line especial, realizada no dia 18 de setembro, por meio do canal oficial da instituição no YouTube. Para celebrar a amplitude da pesquisa e ciência desenvolvidas ao longo de duas décadas, foi realizado o Webinar Internacional "A Critical View of Evidence-Based Medicine", que teve como palestrante o professor adjunto e diretor do Centro de Medicina Baseada em Evidências da Bahiana, Dr. Luís Claudio Correia, e os convidados internacionais Dr. John Mandrola (EUA) e Dr. Robert Kaplan (EUA).

A mesa virtual de abertura teve a participação da reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, Dr. Atson Fernandes, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana, Dra. Ana Marice Teixeira Ladeia, do coordenador do Centro de Neurociências da Bahiana e ex-coordenador do PPgMSH, Dr. Bernardo Galvão, e do convidado Dr. Luiz Felipe Ribeiro Pinto, coordenador da área de Medicina 1 da CAPES.

Em sua explanação, Dra. Ana Marice apresentou um histórico do programa que teve início em 2000 como Pós-Graduação em Medicina Interna, então destinado exclusivamente a médicas e médicos. No ano de 2005, sob a coordenação do Dr. Bernardo Galvão, passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana, tornando-se também aberto a outros profissionais de saúde e áreas afins.

Em 2016, foi iniciado o programa de doutoramento institucional para a titulação de docentes da Bahiana e, em 2018, a iniciativa foi ampliada para o programa de mestrado institucional, também voltado para professores da casa. Atualmente, por conta da pandemia da COVID-19, PPgMSH passou por uma estruturação pedagógica que viabilizou a plena continuidade de suas atividades on-line.

"Ciência, tecnologia e inovação. Essa sigla é a força motriz para o desenvolvimento social e para a riqueza do país. Esse é um momento muito importante para nós porque 20 anos de um programa que se propõe a promover ciência é uma marca registrada de uma instituição que tem como propósito o desenvolvimento regional e nacional", destacou Dr. Atson Fernandes.

O relato da Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani conduziu a audiência da transmissão ao início de todo o processo de criação do PPgMSH, quando o então coordenador geral da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, Dr. Humberto de Castro Lima, convidou o Dr. Bernardo Galvão para desenvolver a pesquisa na instituição. Outro importante nome citado foi o do Dr. Carlos Marcílio (falecido em 2015), convidado para estruturar o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana. Além deles, também foram lembradas as contribuições do Dr. Geraldo Leite e Dr. Agnaldo David de Souza (falecido em agosto passado, vítima da COVID-19). Segundo a reitora da Bahiana, a melhor forma de homenagear e agradecer aos idealizadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana é se inspirar no legado deixado por eles, seguindo algumas características: "A inquietação diante da vida, a coragem de trilhar caminhos desconhecidos, a força de vontade, a persistência, a capacidade de sonhar e transformar sonhos em realidade. (...) A convicção de que não se deve esperar que alguém resolva por nós os problemas que identificamos no mundo, mas sim pegá-los em nossas mãos, encontrar as soluções. A formação do gosto pela arte, pela literatura, pela filosofia. A busca pelo belo e pelo bom, o respeito pela ciência, pelo fazer ciência. A dedicação ao cuidar das pessoas, em especial daquelas mais carentes que mais precisam de nós. (...) A responsabilidade individual de cada um de nós em fazer do mundo um lugar melhor”.

Presente e futuro do PPgMSH
“O programa de pós-graduação de mestrado e doutorado em Medicina e Saúde Humana está em constante evolução, sempre procurando melhorias no sentido de promover adequação à nova realidade econômica, política e científica da saúde pública não só no país, mas também no mundo. Então, o nosso programa trabalha muito com a pesquisa aplicada em clínica para que possa impactar diretamente na vida das pessoas e no conhecimento científico”, declara Dra. Ana Marice Ladeia.  Ela explica que o programa é interdisciplinar e multiprofissional, recebendo acadêmicos das diversas áreas da saúde, e está fundamentado na Medicina Baseada em Evidência.
Segundo ela, o programa tem se planejado para evoluir cada vez mais no sentido de oferecer internacionalização e maior inserção social. "Do ponto de vista científico, a gente tem buscado sempre evoluir por meio de pesquisas com maior integridade científica, maior transparência e foco em medicina baseada em evidência", explica Dra. Ana Marice.

A coordenadora do programa ainda salienta que, para o próximo quadriênio, está sendo firmada uma parceria com o Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (ADAB) para a criação de um centro de pesquisas clínicas, cujo tema principal será a tuberculose. O centro também deverá apoiar o gerenciamento de projetos de pesquisas relacionados ao programa. "Outro aspecto importante é que o programa de pós-graduação, atualmente, já tem a linha relacionada à medicina baseada em evidência, metaciências, e pretende evoluir cada vez mais nesse sentido, ancorado no Centro de Medicina Baseada em Evidências da Bahiana, que é coordenado pelo professor Luis Cláudio Correia, também docente do Programa de Pós-Graduação de Medicina e Saúde Humana", relata Ana Marice.

Webinar
O ponto alto da programação do Webinar Internacional foi o bate-papo intitulado "A Critical View of Evidence-Based Medicine", com a mediação do prof. Dr. Luís Cláudio Correia, que também apresentou a palestra “Irrationalites os Medical Cognition”. O convidado Dr. John Mandrola, integrante do corpo médico do Baptist Hospital Health, em Louisville, Kentucky (EUA), colunista e editor do podcast "This Week in Cardiology" do Medscape, trouxe para o debate o tema “Scientific Bias in the World of Cardiology – A critical view of Evidence-Based-Medcine”.

O segundo convidado, Dr. Robert Kaplan, professor adjunto da Stanford University (EUA), onde também é diretor de pesquisa do Clinical Excelent Research, apresentou a palestra "Evidence for Approval of New Drugs by the US FDA".

A audiência do evento contou com a participação de profissionais e pesquisadores de diversos estados brasileiros e de outros países que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e também compartilhar experiências sobre as temáticas abordadas no webinar.