Notícias

Notícias

Diversidade na programação é destaque do 4º Congresso Labirinto

Evento trouxe palestras, painéis cultural e científico, além de ateliês para pais e pessoas com autismo.

compartilhe

"O Congresso Labirinto acontece este ano nessa situação particular. Todos praticando o isolamento social e, nesse contexto, a gente busca alternativas de socialização, dividindo o nosso espaço doméstico com o nosso trabalho e nosso mundo social". Essas foram as palavras de abertura proferidas pela médica e psiquiatra Milena Pereira Pondé, coordenadora do 4º Congresso Labirinto que acontece de 12 a 17 outubro e este ano está sendo realizado de forma on-line, devido à pandemia da COVID-19.

Neste ano, o Congresso Labirinto trouxe como diferencial na sua programação ateliês para pais e pessoas com autismo, desenvolvidos e acompanhados por profissionais qualificados no tema. "Essa é uma atividade nova que fazemos este ano e, além disso, também estamos trazendo o painel cultural e o painel científico", salientou Pondé. Segundo ela, a programação conta com palestrantes de vários estados brasileiros, além de convidados de Portugal, Inglaterra, França, Itália e Estados Unidos.

  A cerimônia de abertura foi transmitida pelo canal oficial da Bahiana, no YouTube, e contou com a participação da reitora da instituição, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, e dos coordenadores do evento, os psicólogos Daniele Wanderley e Gustavo Siquara.

Maria Luisa destacou a importância do evento, em âmbito nacional. "É importante um congresso como esse porque ele traz coisas preciosas como unir pessoas que acreditam na ciência. Esse congresso trabalha com as questões da diversidade, de se abrir para o outro e de estarmos todos juntos de uma forma solidária. Acredito que esse é um evento muito grande e muito importante para o Brasil hoje e, com certeza, vai marcar os eventos que trazem essa temática".

Para marcar o início da programação, foi realizada a conferência "As fronteiras entre conhecimento médico e medicalização: o paradigma do autismo", com Dr. Mário Eduardo Pereira. O palestrante convidado é psiquiatra, psicanalista e professor titular na cadeira de psicopatologia clíncia na Aix-Marseille Université e livre-docente em psicopatologia no Dpto. de Psiquiatria da FCM-UNICAMP, além de diretor do Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade  (LaPSuS - UNICAMP).

Confira a programação completa do 4º Congresso Labirinto.