Ex-bolsista PIBIC Júnior da Bahiana conquista premiações em Feira Científica

Com os prêmios, o estudante do 3º ano ganhou credenciais para representar o Brasil em eventos internacionais.

O estudante do 3º ano do ensino médio, Jackson Menezes, conquistou três premiações na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), com o projeto “Implantação de uma miniusina de compostagem a partir de materiais recicláveis”. A Feira aconteceu em Recife (PE), entre os dias 24 e 28 de novembro de 2020. O jovem foi bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC Júnior) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, do Colégio Estadual da Bahia (o Colégio Central) e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador. Com as premiações, Jackson Menezes ganhou credenciais para representar o Brasil em eventos internacionais.

Jackson Menezes conquistou três prêmios: credenciamento para apresentar o projeto na Youth Science Meeting, Encontro de Ciência da Juventude, que acontecerá em Coimbra (Portugal); segundo lugar na área de Ciências Agrárias; além da premiação por votação popular. Anteriormente à Feira, o projeto havia sido selecionado para ser apresentado no evento Jóvenes Científicos por Puerto Rico, que tem previsão de acontecer em 2021, em Porto Rico.

“Fiquei muito grato com a conquista dos prêmios. Para nós, estudantes de escola pública, esse prêmio representa a valorização da educação pública e a superação dos desafios”, revela o ex-bolsista da Bahiana ao destacar o quanto o projeto foi relevante por ampliar os seus conhecimentos, tanto científicos como sociais. “Por meio da pesquisa, foi possível propor soluções para a questão do descarte de lixo e o tratamento inadequado dos resíduos produzidos, além de trocar experiências enriquecedoras com outros estudantes de escola pública”.