Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Professora da Bahiana, a biomédica Jaqueline Góes, é homenageada com boneca Barbie

A cientista fez parte da equipe que sequenciou o DNA do coronavírus nos primeiros casos de Covid-19 na América Latina.

compartilhe

Professora e também ex-aluna da Bahiana, a biomédica Jaqueline Góes de Jesus foi homenageada pela fabricante de brinquedos Mattel, com uma boneca Barbie, devido ao seu trabalho nas pesquisas sobre o novo coronavírus. 

Bahiana Jaqueline Goes De Jesus Com Sua Barbie Foto Divulgacao

Junto aos seus colegas de equipe, Jaqueline conseguiu sequenciar o genoma do vírus SARS-CoV-2 com apenas 48 horas de confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, um tempo muito abaixo da média mundial, que é de 15 dias.

Além dela, outras cinco cientistas ao redor do mundo também foram homenageadas com a boneca,  entre elas a britânica Sarah Gilbert, que liderou a criação da vacina de Oxford-AstraZeneca.

Com apenas 31 anos, Jaqueline vem construindo uma carreira sólida. Atualmente, é pesquisadora bolsista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo — Universidade de São Paulo (IMT-USP). Antes de participar da pesquisa do novo coronavírus, ela integrou também a equipe que sequenciou o genoma do vírus da zika.

Jaqueline Góes é, sem dúvida, um grande orgulho para a Bahiana, para o Brasil e para o mundo!


Tópicos

biomedicina