XVII Fórum Pedagógico é finalizado com mesa-redonda sobre a virtude nos dias de hoje

Encontro contou com a participação dos convidados Dr. João Salles, Lia Diskin, Márcia Kambeba e da reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani.

O segundo dia de programação do XVII Fórum Pedagógico foi aberto com as palavras da reitora da instituição, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, que lamentou, mais uma vez, a situação política e social do Brasil e seus quase 600 mil mortos pela pandemia do novo coronavírus. "Estamos vivendo problemas muito complexos e, para resolvê-los, precisamos do esforço de uma diversidade de pessoas que hoje estão sobre todo o planeta". A programação foi transmitida ao vivo, pelo canal oficial da Bahiana no YouTube.

A programação teve como atividade principal a mesa-redonda: "Falar sobre virtudes ainda faz sentido nos dias de hoje?" que foi mediada pela Dra. Maria Luisa e contou com a participação do reitor da UFBA e professor titular do Departamento de Filosofia (UFBA), Dr. João Carlos Salles, da jornalista com especialização em Crítica Literária, pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, Lia Diskin, direto de Buenos Aires, e da geógrafa com mestrado na Universidade Federal do Amazonas, a escritora, poeta e compositora prof.ª Márcia Kambeba.

Para o reitor da UFBA, discutir a virtude vale a pena, e ela é construída em comunidade. "A Universidade é esse lugar privilegiado, no qual aprendemos virtudes. Elas não brotam como se fossem uma bagagem individual que cada um já tem e independe do outro. Essas virtudes só se realizam nesse elemento comum, pelo qual tecemos não só conhecimento, mas também cultura, arte e solidariedade", destacou.

Desfeita a mesa-redonda, que foi mediada pela reitora da Bahiana, foi a vez da entrega do tradicional prêmio Borboleguim de Ouro, dedicado a docentes que se destacaram no processo pedagógico dentro da instituição, este ano consagrando à pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, Maria de Lourdes Freitas Gomes. A programação foi finalizada com o show da banda Bailinho de Quinta.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública