Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Pesquisa Qualitativa e Avaliação por Pares na perspectiva de publicações científicas

Live Bahiana debateu o objetivo e o funcionamento da avaliação de pesquisas qualitativas.

compartilhe

A Pesquisa Qualitativa e Avaliação por Pares foi o tema da Live Bahiana, transmitida pelo Canal do Youtube da Instituição, no dia 30 de setembro. O debate foi promovido pela Revista Psicologia, Diversidade e Saúde (RPDS) e teve o objetivo de explicar o que é, o que não é, para que serve e como deve funcionar a avaliação de pesquisas qualitativas. A ocasião reuniu Catarina Brandão (editora da RPDS), João Barreto (editor executivo do Bahiana Journals), Marilda Castelar (editora-chefe da RPDS) e Mônica Daltro (editora científica da RPDS).

Os pesquisadores falaram sobre as formas de decolonização da ciência e universalização do acesso às publicações científicas, mantendo a seriedade, credibilidade e qualidade científica. A professora Mônica Daltro pontuou ainda o potencial científico do Nordeste, em especial, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A pesquisa de qualidade, tendo como base a pluralidade teórica e o desenvolvimento científico na perspectiva do compromisso social, dos direitos humanos e da diversidade, também foi debatida. Além disso, os palestrantes destacaram os diferenciais da RPDS, que reúne textos originais, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, no formato de relato de pesquisa empírica, artigos teóricos e relatos de experiência, com ênfase em métodos qualitativos.

Confira o vídeo:

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS