Notícias

Notícias

Adiamento do início do semestre 2022.1

Confira o comunicado oficial da Diretoria

compartilhe

Estamos todos atentos à variante Ômicron e seus efeitos. No dia 26/01/2022, a SESAB alertou que havia 23.985 casos ativos de Covid-19, um incremento de 1.200% em relação ao início do mês. Aparentemente, é uma variante menos letal, porém mais transmissível, o que poderá levar a uma sobrecarga do sistema de saúde. Isso já é sentido, com taxas de ocupação das UTIs adulto acima de 70% e das UTIs pediátricas acima de 95%, além de um aumento significativo de pacientes na fila da regulação para esses leitos.

Também estamos vendo o impacto enorme na mão de obra, com o afastamento de muitos trabalhadores simultaneamente. Isso ocorre em todas as esferas, tanto em empresas privadas como no setor público, exemplificado pelo relato do prefeito de Salvador, Bruno Reis, que afirmou ter 40% dos funcionários afastados por Covid-19. E na nossa instituição não tem sido diferente.

Iniciamos o internato de Medicina no dia 17/01/2022. Já na primeira semana, tivemos 12% dos professores afastados. Vários setores de apoio técnico-administrativo estão com mais de 50% do seu quadro de pessoal com sintomas. Em relação aos alunos, tivemos um aumento de 249% no número de casos suspeitos em relação ao mês de dezembro de 2021 e um aumento 3.500% no número de casos confirmados.

Apesar desses grandes números, não parece que tenhamos atingido o pico. A OMS estima que 50% da população seja infectada nessa onda, em um período de 2 meses. Especialistas acreditam que, no Brasil, o pico deva ocorrer em algum momento da segunda quinzena de fevereiro. A partir de então, o número de casos novos deve passar a diminuir rapidamente, diferente do que ocorreu nas ondas anteriores, quando tivemos um platô elevado por um período prolongado.

Todos queremos e precisamos da interação no mundo real. Nosso planejamento para 2022.1 foi construído com a diretriz de priorizar atividades presenciais sempre que possível, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias que exigem distanciamento, uso de máscaras adequadas e higienização das mãos.

Contudo, seria impraticável realizar atividades presenciais no contexto atual, pois, diariamente, teríamos afastamentos de professores, alunos e colaboradores, inviabilizando a realização de aulas nos campi. Essas atividades teriam que ser repostas ou translocadas para o ambiente virtual.

Portanto, para que não precisemos dar um passo atrás no nosso planejamento pedagógico e para que não percamos os ganhos que teremos com o retorno das atividades presenciais já previstas, decidimos adiar o início do semestre para o dia 07/03/2022.

Dessa forma, estamos antecipando o recesso acadêmico previsto para abril e adiando, em 2 semanas, o início das férias de meio do ano.

Essa medida não afeta o internato de Medicina, que já teve início em 17/01/2022, e os estágios de Fisioterapia previstos para começar no dia 31/01/2022. O curso EAD Informática em Saúde mantém a data de início em 07/02/2022. Também não haverá mudanças em relação ao calendário do semestre de 2022.2, com início previsto para o dia 01/08/2022.

Temos a certeza da compreensão e da colaboração de toda a nossa comunidade acadêmica e contamos com todos e todas para o importante trabalho de esclarecimento da população quanto à importância da vacinação de adultos e, agora, em especial, das crianças, ajudando a incentivar a manutenção das medidas de proteção já conhecidas, como o uso correto de máscaras de qualidade, o distanciamento social, a limpeza das mãos e a não aglomeração.

Um excelente 2022!

Logo estaremos juntos.

A Diretoria


Tópicos

comunicado