Ideias férteis merecem ser plantadas: Bahiana Verde realiza doação de composto orgânico

A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da comunidade da Bahiana para a mudança de ideias a favor da sustentabilidade.

O Comitê Bahiana Verde promove ação de doação de composto orgânico no mês de março, no Campus Brotas e no Campus Cabula, com o objetivo de chamar a atenção dos estudantes, professores e colaboradores da Bahiana para a mudança de ideias a favor da sustentabilidade. Com o retorno presencial das aulas, a iniciativa também visa sensibilizar a comunidade para a necessidade de reduzir a produção de lixo, incentivando o hábito da reciclagem e da compostagem doméstica.

A ação busca ampliar a visibilidade da política ambiental da Escola, envolvendo a comunidade acadêmica nas ações do Bahiana Verde. Em especial, apresenta o Programa aos calouros, favorecendo sua ambientação de forma criativa e amorosa.

“O período durante a pandemia, em que todos estavam mais afastados, também serviu para refletir sobre questões ambientais de forma mais constante”, explicou Alana Araújo, do setor administrativo da Biblioteca e que está auxiliando a ação. Por isso, neste momento de retomada, a campanha reforça a mensagem positiva em relação ao meio ambiente e promove o contato com a natureza.

Os kits doados aos alunos, professores e colaboradores da área técnico-administrativa contêm 1kg de adubo orgânico, resultante da coleta de folhas e frutos das áreas verdes da Bahiana durante o período da pandemia. Foram produzidas 24m³ de compostagem, o que corresponde à duas caçambas de terra. Disposta em leiras no Campus do Cabula, a coleta constante de material orgânico possibilitará a instalação de pontos permanentes de doação durante todo o ano letivo. Na primeira semana, foram distribuídos cerca de 900 kits nos dois campi.

A campanha de compostagem também faz uma analogia ao plantio de novas ideias e de um novo começo, por isso o stand do Bahiana Verde, instalado nos pátios da instituição, disponibiliza os adubos a todos os interessados, a fim de que possam se aproximar, conhecer a ação e ficar à vontade para participar da iniciativa. Os próximos dias da campanha serão: 16 e 18 de março.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública