Bahiana realiza I Simpósio das Residências Multiprofissionais

Encontro teve como tema a saúde da pessoa idosa.

Debater o envelhecimento na pandemia, políticas públicas voltadas para as pessoas idosas no Brasil e o polêmico código MG2A, que classifica a velhice como doença. Este foi o objetivo do I Simpósio das Residências Multiprofissionais da Bahiana, que aconteceu no dia 4 de março, de forma virtual, e reuniu profissionais, estudantes e professores. O evento foi organizado pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa que estão em fase de conclusão do Programa de Residências Multiprofissionais, sob a coordenação da professora Maria Olívia Sobral Fraga de Medeiros.

A mesa de abertura, mediada pela residente Louise Cardoso, contou com a participação da pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Carolina Pedroza, da prof.ª Maria Olívia Sobral Fraga de Medeiros e da coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e representante das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), entidade parceira no programa de residências, prof.ª Íris Soeiro. "A Bahiana acredita nas residências como espaços potentes de uma formação de qualidade para o profissional de saúde", pontuou Pedroza. Para Íris Soeiro, as residências são um espaço de aprofundamento do conhecimento na abordagem da pessoa idosa. "A residência é um espaço legítimo para contribuir com a qualidade e o fortalecimento do SUS", declarou a representante da OSID.

O encontro trouxe palestrantes com importantes nomes, no que tange à saúde da pessoa idosa, a exemplo do Dr. Alexandre Kalache (RJ) e da Dra. Dóris Rabelo (UFRB), que falaram sobre o envelhecimento na pandemia, e de Dra. Marcela Silva (UFRB) e Dra. Fabiana Longhi (PR), que discutiram as políticas públicas brasileiras para a pessoa idosa. Por sua vez, o tema “A velhice é mesmo doença?” foi apresentado pelas palestrantes convidadas Dra. Beltrina Corte (PUC-SP) e Dra. Maria Isabel Vitória de Carvalho (Projeto Inventividade).  A programação também contou com as falas de estudantes residentes que puderam compartilhar suas experiências vivenciadas dentro do programa, em unidades de saúde.