Bahiana celebra 70 anos de tradição em inovar

Noite foi marcada com um bate-papo e show com o cantor e compositor Carlinhos Brown.

Cem por cento brasileira e baiana, porém sempre conectada com o mundo. Essa é a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que celebrou, na última terça-feira, 31 de maio, em uma live especial, transmitida em seu canal no YouTube, os 70 anos de uma história que tem como alicerce a tradição em inovar. A noite contou com um pronunciamento da reitora, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, e uma entrevista e show com o artista baiano Carlinhos Brown.

Em suas palavras de abertura, a reitora Maria Luisa Soliani, mais uma vez, convidou os participantes e o público a refletirem sobre a responsabilidade da cidadania, resistindo às injustiças e desigualdades. Ela fez presentes nomes como o prof. Humberto de Castro Lima, presidente de honra da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências e seu primeiro coordenador geral. Ao lado dele, também foi lembrado o educador Edgar Morin e seu célebre lema: "O mais importante na educação é ensinar a compreensão, a se colocar no lugar do outro", citou a reitora. Por fim, embora tenha manifestado uma análise crítica do sistema neoliberal hoje vigente em sociedades por todo o mundo, Maria Luisa Carvalho Soliani encerrou suas palavras com um convite à celebração: "Vamos festejar porque ainda temos a capacidade de nos indignar. Estamos vivos! Vamos festejar, pois sabemos que podemos agir e vamos agir. Construímos uma instituição que nos enche de orgulho, dedicada a duas atividades incríveis: a saúde e a educação, que nos oferecem, todos os dias, a oportunidade de sermos melhores pessoas, melhores profissionais, melhores aprendizes da vida".

O segundo momento também foi um chamado ao pensar, com o convidado da noite, o músico e compositor Carlinhos Brown, que trouxe um pouco de sua história, por meio de um bate-papo leve, porém repleto de complexidades, mediado pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro. "A saúde como um desejo não pode nos individualizar ao ponto de provocar essa tamanha violência que vemos hoje", alertou o artista. O artista também falou da importância da educação como o grande caminho de acerto do mundo.

A noite foi encerrada com um show emblemático e especialmente preparado pelo artista para todos os colaboradores, alunos, professores, ex-alunos e convidados da Bahiana. O repertório apresentou músicas consagradas desde o início da carreira, como "Meia-Lua Inteira" (1989), "Muito Obrigado Axé” (2009) e “Tantinho” (2014). E a comemoração rompeu a rede do YouTube com a participação do público por meio de postagens que foram compartilhadas em seus perfis pessoais e publicadas no Instagram da Bahiana.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública