Mapeamento de espécies

Mapeamento de espécies

ABACATEIRO

Persea Americana Mill

compartilhe

Nome científico: Persea Americana Mill

Família: Lauraceae

Origem: Nativa da América Central (México) e de algumas regiões da América do Sul.

Ocorrência natural: América Central; América do Sul; No Brasil, está em todos os estados, principalmente no Norte.

Nomes populares: abocado, avocado, palta, bego, loiro-abacate e louro-abacate.

Características: o abacateiro, cujo fruto é o abacate, é uma árvore perenifólia, de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5mm a 10mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado. Os frutos são drupas ovoides ou piriformes (em forma de pera), de casca verde-escuro e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor verde-clara ou amarelada, com uma única semente grande esférica, de 3cm a 5cm de diâmetro.

Usos: O abacate é uma fonte nutricional riquíssima. Alguns benefícios para a saúde são ajudar a hidratar e a manter a saúde da pele e do cabelo, já que possui vitaminas do complexo B e E. 

Está entre as 71 plantas medicinais autorizadas para uso pelo Ministério da Saúde. Assim, utiliza-se o abacateiro para tratamento de ferimentos, inflamações e aftas. No entanto, sua eficiência se estende para tratar anemia, amidalites, diarreia, dores de cabeça, gases, tuberculose, varizes, abscessos, problemas de fígado, hepatite, vermes, má digestão, ansiedade, estresse, hiperatividade e dispepsia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Persea_americana; https://www.beneficiosdasplantas.com.br/abacateiro; https://www.tuasaude.com/beneficios-do-abacate/ 

Ver todas as espécies arbóreas e arbustivas mapeadas na Bahiana