V Jornada de Psicologia reúne docentes e discentes em transmissão no YouTube

Encontro discutiu a formação em Psicologia no contexto da Pandemia e as experiências de egressos na pesquisa acadêmica.

Uma manhã inspiradora e reflexiva. Assim foi a V Jornada de Psicologia, realizada no dia 26 de agosto, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Bahiana no YouTube. A abertura ficou por conta da conferência “Formação em Psicologia: o que aprendemos na Pandemia e os desafios do futuro”, proferida pela psicóloga, mestra e doutora em Psicologia, pela PUC Campinas, Ângela Soligo, com mediação da coordenadora do curso de Psicologia, Sylvia Barreto. Participaram de forma ativa, via chat ao vivo, docentes e discentes do curso de Psicologia da Bahiana.

Em sua fala, Soligo fez uma reflexão sobre o processo de adaptação das professoras e professores ao longo da Pandemia. A convidada também abordou a falta da saúde psicológica como resposta a um contexto neoliberal da alta produtividade. Além disso, refletiu sobre pontos da contemporaneidade, a exemplo da proposta de graduação em Psicologia na modalidade EAD.

No segundo momento da programação, foi apresentado o painel “Trajetórias na Pesquisa em Psicologia” com a participação das psicólogas Amanda Mamede, Fernanda Assemany, Patrícia Bahia e do psicólogo Millen Carvalho, com mediação da coordenadora do Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde da Bahiana, Mônica Daltro. Em suas falas, os ex-alunos da Bahiana compartilharam suas experiências na pesquisa acadêmica realizada no âmbito do mestrado. O encontro foi finalizado com a declamação poética da estudante do 10° semestre de Psicologia Mariana Tanure.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública