Bahiana participa da XX Feira de Saúde do Terreiro Casa Branca

Evento marca início de parceria para a promoção da saúde e do autocuidado dos povos de terreiros.

Com o tema “Educação, Respeito e Solidariedade”, foi realizada no dia 24 de setembro, a 20ª edição da Feira de Saúde do Terreiro Casa Branca que, pela primeira vez, contou com a participação da Bahiana em ações de promoção à saúde e prevenção das doenças voltadas à população do local. Foram desenvolvidas ações pelas Ligas Acadêmicas de Fisioterapia Dermatofuncional, de Gerontologia, de Sexualidade e Gênero, além do Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Bahiana (CEPICS).

Para o ex-aluno e professor do curso de Fisioterapia da Bahiana, João Cardial, a presença da Bahiana na feira se justifica pela necessidade de compreender a importância dos diferentes olhares sobre a saúde, "porque uma saúde só biomédica não está dando conta da atual situação global, por exemplo, temos aqui hoje a Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional, que teve a possibilidade de fazer uma interlocução com o público do terreiro prioritariamente feminino, negro e que nunca teve a oportunidade, por conta do racismo e do machismo, de se permitir o autocuidado, de se gerir enquanto beleza".

A pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Carolina Pedroza, explica que a participação na feira se apresenta como o início de uma parceria que se propõe a desenvolver um trabalho implicado nas questões da saúde dos povos de terreiro. "Essa parceria nasce, também, para que nossos estudantes possam vivenciar práticas de cuidado associadas aos saberes originários. É uma iniciativa buscada pelo Terreiro Casa Branca para que sejam feitas ações mais longas, tanto do ponto de vista de nossos estudantes estarem aprendendo esses saberes como também para que os povos de terreiros possam ir para os nossos serviços para serem cuidados", finaliza.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública