Curso de Medicina realiza Avaliação Objetiva e Estruturada do Desempenho Clínico - OSCE

Avaliação foi aplicada para estudantes do pré-internato e internato.

O curso de Medicina da Bahiana realizou, no mês de fevereiro, o OSCE (Objective Structured Clinical Examination) ou Avaliação Objetiva e Estruturada do Desempenho Clínico, para aproximadamente 250 estudantes que estão no pré-internato ou internato, em datas diferentes. O OSCE permite avaliar o domínio cognitivo, as atitudes e as habilidades essenciais para a formação do médico generalista.

Este formato de avaliação exige a mobilização de grande parte da comunidade. Além da participação de quase uma centena de professores da Bahiana, de vários alunos de outros semestres que atuaram como monitores e pacientes simulados, também merece destaque a presença de atores profissionais da Companhia de Teatro Griô. O apoio do NUSP, SAAP, Labens e do corpo técnico-admistrativo do ADAB foram imprescindíveis para que tudo fluísse como planejado.

"O diferencial dessa avaliação é que ela tem o caráter formativo. Ela melhora e contribui para a formação do aluno. Um dos pontos importantes é o feedback imediato para que o estudante saiba o que acertou e o que errou, podendo identificar no que precisa se dedicar mais para melhorar a sua formação", explica o coordenador do curso de Medicina da Bahiana, Dr. Humberto de Castro Lima Filho.

Dentre as inovações desta edição, a Escape Room, sala temática imersiva com enigmas e desafios, na qual o jogador é o personagem e precisa escapar em um determinado período de tempo, foi um dos momentos de descontração e aprendizado para alunos e professores.

OSCE 2023

medicinaosce