Ginbah retoma modo presencial e faz festa de conhecimento no Campus Cabula

Gincana da Bahiana agrega conhecimento e ludicidade, integrando turmas do curso de Medicina.

Promover o ensino da Morfologia Humana e dos Primeiros Socorros por meio de atividades lúdicas e dinâmicas. Este é o objetivo da Ginbah - Gincana da Bahiana realizada pelo curso de Medicina, cuja edição de 2023 aconteceu no último sábado (13/05), no Campus Cabula. Além de ser um reforço ao aprendizado dos alunos do primeiro semestre, a atividade que é realizada anualmente, proporciona a integração entre as turmas que se dividiram nas equipes Erva Venenosa (cor verde), Ictéricos (cor amarela), Sildenafila (cor azul) e Venais (cor vermelha).

"Após três anos suspensa por conta da pandemia, a Ginbah retomou seu formato presencial. Estar aqui com os novos alunos é muito importante para que eles sintam e se apropriem desse espaço. Ao lado disso, a Ginbah traz o conhecimento com o lazer, a ludicidade e o bem-estar", declarou a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas e integrante da comissão organizadora do evento, Luiza Ribeiro, ao lado dos professores André Zimmermann que também é coordenador do Componente Curricular Primeiros Socorros e dos coordenadores do Grupo de Ciências Morfofuncionais Intercursos (GCMI), Suzana Araújo e Rafael Lélis.

"Qualquer coisa que tem da Bahiana eu gosto de aproveitar. Eu acho que a Ginbah é uma boa forma de relembrarmos os assuntos de uma forma mais dinâmica e divertida. Eu gostava muito de participar da gincana de meu colégio e esse momento me relembrou o passado", declarou Fabiane Durán Lôpo. Outro ponto importante da gincana é incentivar a consciência social, por meio da arrecadação de mantimentos. Nessa edição, foram arrecadados mais de 200 kg de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, fubá, açúcar, café, biscoito e óleo), além de itens de necessidade básica como sabão em pó, sabonete, pasta de dente e água mineral. As arrecadações  foram destinadas para a ASGAP, o Lar da Criança, com o apoio do Mãos Solidárias para a realização das entregas, e para a Paróquia Santa Rosa de Lima, que desenvolve um trabalho social com pessoas em situação de rua.

Resultado:
Equipe vencedora: TODAS!

Colocação:

• 1º lugar - Venais (cor vermelha)
  • 2º lugar - Erva venenosa (cor verde)
  • 3º lugar – Sildenafil (cor azul)
  • 4º lugar – Ictéricos (cor amarela)

Ginbah – Gincana da Bahiana