Bahiana realiza XII Jornada de Fisioterapia

Evento discutiu as novas tecnologias digitais e a inteligência artificial no ensino, pesquisa e extensão.

Estudantes, professores e profissionais de fisioterapia estiveram juntos durante a XII Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, no campus Cabula. Com o tema, "Fisioterapia & Inteligência Artificial: presente ou futuro?", o evento abordou as novas tecnologias digitais associadas tanto ao ensino, como à pesquisa e extensão no âmbito da formação de novos fisioterapeutas.

A mesa de abertura trouxe como temática, as “Tecnologias e Inteligência Artificial no Ensino e na Pesquisa”. De forma remota e ao vivo, as palestrantes convidadas apresentaram os seus respectivos temas. A Dra. Bianca Mirand falou sobre o "Metaverso como ferramenta de ensino"; “Playfisio”, acerca da utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem foi o tema apresentado pela Dra. Leilane Marcos, e “Simulação para treinar habilidades de comunicação usando a IA”, foi o tema ministrado pela Dra. Anamaria Siriani. A mesa contou com a participação das professoras Dra. Cristiane Dias e Dra. Ana Paula Carneiro como debatedoras.

A programação contou, ainda, com apresentações orais de trabalhos de estudantes e com a palestra, “Transformando a Reabilitação – A Convergência entre Fisioterapia e Inteligência Artificial”, proferida pelo Dr. Francisco Oliveira. No segundo dia de jornada, foram realizadas oficinas dentro da temática do evento.

"A tecnologia em saúde está, cada vez mais, ampliando os horizontes. Quando paramos para fazer uma análise sobre tecnologia, o que está fervilhando mais é a inteligência artificial. Também pensamos sob o ponto de vista do aluno, porque ele tem essa curiosidade sobre a inteligência artificial", explicou a coorganizadora do evento, prof.ª Maria Consuelo Nuñez Filha, sobre a escolha do tema. Segundo o coorganizador, prof. Bruno Goes, "estamos aqui justamente para descobrir e compartilhar entre professores e alunos quais são os benefícios que podemos extrair para ter mais uma ferramenta como docentes. Nós, como professores modernos, temos que estar atentos às inovações que acontecem no mundo, principalmente acerca da inteligência artificial que é uma realidade, cabendo a nós nos capacitarmos para utilizá-la da melhor forma possível".

XII Jornada de Pesquisa em Fisioterapia